24 de Junho de 2024
24 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 09 de Maio de 2022, 09:35 - A | A

Segunda-feira, 09 de Maio de 2022, 09h:35 - A | A

incentivo

Deputado quer implantar “meritocracia” na Educação; desempenho de alunos definirá prêmios

Professor podem receber prêmio em dinheiro

Lucione Nazareth/VGN

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei para implantar a política de “meritocracia” na Educação, com pagamento de premiação em dinheiro aos 200 mil professores da educação básica pública, por desempenho destacado em razão do rendimento obtido pelos alunos. A proposta é de autoria do deputado federal Júnior Mano (PL-CE).  

Conforme o texto, será destinado parte do salário-educação para o pagamento de premiação pecuniária aos professores. O dispositivo altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).  

Consta do projeto, usar parte do salário-educação para o financiamento da formação continuada dos professores, que deverá contemplar a atualização teórica e metodológica daqueles que enfrentaram dificuldades no exercício profissional, de modo a aumentar a qualificação.  

O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública, e é oriunda da alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas. Os recursos são repartidos pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. Em 2021, o valor da arrecadação líquida, alcançou montante de aproximadamente R$ 4 bilhões.  

“O compromisso com a qualidade da educação brasileira é o fundamento deste projeto”, disse o deputado Júnior Mano ao defender as mudanças.  

No projeto de lei, ele estimou que cerca de R$ 100 milhões poderão ser reservados para o atendimento de ambas as iniciativas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760