08 de Dezembro de 2024
08 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 14:31 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 14h:31 - A | A

em entrevista

Deputado afirma que chapa que elegeu Max segue unida e descarta mudança

Mudança de nomes na chapa, segundo deputado Dr. João, será "trairagem" e tornará ambiente insustável na ALMT

Lucione Nazareth/VGN

O deputado estadual, Dr. João (MDB) afirmou nesta quinta-feira (31.10), em entrevista à imprensa, que a chapa para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o próximo biênio (2025-2026), com ele (João) como primeiro-secretário e deputado Max Russi (PSB) na presidência, será mantida mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a eleição ocorrida no mês de agosto.

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet Branco, ajuizou no Supremo Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando trecho do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que permite antecipação da eleição da Mesa Diretora no segundo biênio da legislatura. Gonet requer liminarmente a anulação do pleito ocorrido em 07 de agosto deste ano.

Leia Mais - PGR entra com ação para anular eleição que elegeu Max Russi presidente da AL/MT

Nesta quinta (31), o deputado Dr. João disse que todos que compõem a chapa vencedora das eleições da Mesa receberam com surpresa a notícia da ação ajuizada pela PGR. Segundo ele, todos entendem que não existe qualquer irregularidade na antecipação, e que tal medida já havia ocorrido em outras ocasiões, citando como exemplo, em 2020 (também durante o segundo biênio daquela legislatura), quando os deputados anteciparam o pleito para setembro atendendo pedido da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que estava grávida e deseja participar da eleição.

Leia Mais - Deputados aprovam PEC que antecipa eleição Mesa Diretora da AL/MT

O parlamentar revelou que os colegas acreditam que alguém (sem citar nomes) pode ter provocado a PGR para poder propor ação, contudo, garantiu que eles não estão preocupados com essa situação no momento e que a ideia principal é manter a mesma chapa vitoriosa no pleito de agosto.

“No momento, nós não estamos preocupados com quem fez essa provocação ao Ministério Público Federal. Nós da chapa temos que permanecer unidos, e independente do que for ter nesta ação, e se for ter de fazer nova eleição, que mantermos a mesma chapa”, declarou o deputado.

Sobre a possibilidade de mudança na chapa, como, por exemplo, a possibilidade da inclusão de nomes dos deputados Thiago Silva (MDB) e Eduardo Botelho (União), que não concorrem em agosto por estarem disputando as eleições municipais, João disparou: “Eu acho que se acontecer uma situação dessa, será uma extrema trairagem. A imagem da Assembleia será muito arranhada porque foi feita uma coisa de consenso, com muitas reuniões e muita conversa. Foi uma eleição de consenso”.

Ainda acrescentou dizendo que a chapa vencedora só será mudada caso alguém deseje sair pelo fato de ter recebido apoio dos 24 deputados eleitos e teve como “padrinho” o atual presidente, Eduardo Botelho. “Falei com o deputado Max e a nossa ideia é apresentar a mesma chapa. A nossa chapa foi eleita com unanimidade e então nós tivemos os votos de todos os deputados na Assembleia. Então, eu acho que, em uma diferença de um mês, alterar nomes não cabe”.

A Chapa Eleita 

A chapa eleita em 07 de agosto deste ano é formada por Max Russi como presidente, Doutor João é 1º secretário, Júlio Campos como 1º vice-presidente, Gilberto Cattani como 2º vice-presidente, Wilson Santos é o 3º vice-presidente, Paulo Araújo (PP) ficou como 2º secretário; Diego Guimarães (Republicanos) é o 3º secretário; Elizeu Nascimento (PL) foi escolhido o 4º secretário; Fábio Tardin (PSB) 5º secretário; Juca do Guaraná (MDB) e como 6º secretário.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760