08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014, 09:10 - A | A

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014, 09h:10 - A | A

Corpo do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos é velado na Assembleia de SP

Bastos foi internado na terça (18) para tratamento de fibrose pulmonar. O ex-ministro morreu no Hospital Sírio-Libanês aos 79 anos.

G1

O corpo do advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo da tarde de quinta-feira (20.11) até por volta das 8h30 desta sexta-feira (21). O corpo seguiu para o Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo, onde será cremado ainda nesta manhã.

Márcio Thomaz Bastos morreu na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Bastos foi internado na terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.

Por volta das 16h, a presidente Dilma Rousseff chegou ao velório e conversou com a viúva Maria Leonor de Castro Bastos. Também estavam presentes o ministro Aloízio Mercadante, o prefeito de São Bernardo e ex-ministro Luiz Marinho e o governador eleito de Minas e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel.

Ainda no velório, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que Dilma pediu que ele falasse em nome da Presidência lamentando a morte do companheiro. "Perdemos um grande amigo, uma pessoa sem sombras de dúvida insubstituível", disse Cardozo.Dilma ficou por cerca de uma hora no velório. Logo após sua saída, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à cerimônia, onde acompanhou um momento de oração conduzido por um padre e fez um breve discurso em homenagem ao ex-ministro.

"Márcio, todos nós te devemos alguma coisa, sobretudo a solidariedade que você prestava a todos nós e a todo momento, sobretudo o amor que você tinha pela democracia. Se Deus te chamou, meu querido, descanse em paz,  porque você merece."

O vice-presidente, Michel Temer, também esteve no velório logo no começo da cerimônia e lamentou também a morte de Samuel Klein. "São duas perdas lamentáveis: de um lado, a figura do Márcio Thomaz Bastos, que produziu muito pela advocacia, e de outro, o Samuel Klein, que produziu muito pelo comércio, portanto, para o desenvolvimento do Brasil", disse Temer.

No velório, amigos lamentam

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, esteve no velório e foi um dos amigos que lamentaram a morte de Márcio Thomaz Bastos. "O Márcio sabia ouvir e captar um pouco a alma dos clientes", disse Kakay.

Já o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira relembra os embates com o amigo durante julgamentos, sobretudo no caso do jornalista Pimenta Neves. Segundo Mariz, era um oponente duro. "Tanto que eu perdi", afirma o advogado, que atuou como defensor do réu.

O sobrinho e também companheiro de profissão José Diogo Bastos Neto diz que Bastos trabalhou até mesmo do hospital. "Mesmo lá combalido na cama, na máscara de oxigênio, ele ligava para os advogados para irem lá pra ele dar orientação. Nunca perdeu a lucidez e estava preocupado com seus clientes, que foi a marca dele a vida inteira", conta o sobrinho.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760