21 de Julho de 2024
21 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 16:10 - A | A

Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 16h:10 - A | A

qualificação profissional

Com 50 mil vagas de capacitação, programa SER Família Capacita é lançado em Cuiabá

O Programa SER Família Capacita irá contribuir para a qualificação profissional e com a melhoria da faixa de renda da população alcançada

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O Governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (17.04) o programa SER Família Capacita, em Cuiabá. O programa oferta 50 mil vagas de capacitação, sendo três mil para cursos de alta complexidade, 12 mil para média complexidade e 35 mil para baixa complexidade.

Segundo o governador Mauro Mendes (União), o programa SER Família Capacita irá contribuir para a qualificação profissional e para melhoria da faixa de renda da população alcançada. Com as medidas, segundo Mauro, Mato Grosso deve avançar nos índices de geração de emprego.

“E também vai contribuir para que Mato Grosso continue como eles tem se apresentado ao longo dos últimos meses, nas primeiras colocações, em termos de geração de empregos, estando entre os primeiros Estados com a melhor performance, com menor índice de desemprego do país. Dar as condições para as pessoas trabalhar é sem dúvida a melhor política de assistência social, que um Governo pode fazer e com este programa vamos dar um passo definitivo e importante na qualificação de todo o Estado”, declarou o governador.

Embora avalie ser importante as ações que garantem qualificação, Mauro afirmou que o maior problema do Estado, atualmente é a falta de mão de obra. Neste caso, afirmou ser um problema positivo, porque indica que a iniciativa privada está aquecida na geração de emprego. 

“Hoje nosso maior problema não é a qualificação, ela é importante, por isso o Governo está fazendo o Programa, mas é a falta de mão de obra, porque até mesmo a mão de obra – vou colocar entre aspas – chamada não qualificada está faltando no Estado de Mato Grosso. Isso é um problema, mas é considerado um problema bom. Que bom que a iniciativa privada está aquecida, que bom que o Governo está fazendo grandes obras no Estado de Mato Grosso”, declarou Mauro.

Sobre o SER Família Capacita - Esta é uma parceria do Governo do Estado com o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). A instituição ficará responsável pela execução direta dos cursos; divulgação das turmas quando necessário; disponibilização dos kits didáticos dos alunos e materiais de consumo, de acordo com a carga horária do curso, no momento das aulas presenciais.

Também caberá ao Senai a disponibilização do corpo técnico administrativo e instrutores necessários à realização dos cursos; o acompanhamento e fiscalização da execução, realizando o monitoramento mensal das atividades executadas; e, por fim, a emissão dos certificados de conclusão dos cursos aos participantes que tiverem o aproveitamento necessário.

As aulas serão ministradas por instrutores capacitados na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), com a formação específica em cada área de atuação (vocação); serão presenciais, com ênfase na prática e uso de recursos audiovisuais, laboratórios específicos, kit didático (quando necessário) para as atividades práticas.

As 50 mil vagas estão distribuídas para as áreas de Gestão, Metrologia, Logística, Produção, Informática, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Madeira e Mobiliário, Fabricação mecânica, Mecânica, Refrigeração e climatização, TI, Vestuário, Automotiva, Mídias digitais, Mineração, Soldagem, Química, Energia GTD e Automação.

Leia também: Com doença grave, Riva consegue suspender desconto do Imposto Renda de aposentadoria

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760