O prefeito de São Félix do Araguaia, a 1.014 km de Cuiabá, Dr. Acácio Alves (Republicanos), foi preso na manhã desta sexta-feira (04.07), por posse ilegal de arma de fogo. No entanto, ele pagou fiança, no valor de R$ 25 mil, e foi liberado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Circuitus Magnos, deflagrada pela Polícia Civil contra pessoas investigadas por envolvimento em graves crimes relacionados a conflitos possessórios na zona rural da região nordeste de Mato Grosso.
O mandado contra o prefeito foi autorizado pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), uma vez que a operação não trata de ação de competência originária, mas sim de atos ligados a disputas por terras.
Outro lado
O tentou contato com a Prefeitura de São Félix do Araguaia, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. Espaço segue aberto para manifestações.
Operação Circuitus Magnos
As investigações apuram a atuação de indivíduos em crimes como lesão corporal grave, sequestro e cárcere privado, tortura, coação no curso do processo e associação criminosa, todos supostamente praticados em meio a disputas por terras em áreas de litígio possessório nos municípios de São Félix do Araguaia e Luciara.
Foram expedidos dez mandados de busca e apreensão domiciliar pelo juízo da Comarca de Confresa, com base em indícios colhidos durante as diligências investigativas. A operação busca reunir provas da atuação dos suspeitos, além de identificar outros possíveis envolvidos.
Além das medidas cautelares, a Polícia Civil realiza perícias nos materiais apreendidos e oitivas dos investigados.
As investigações seguem em andamento para a conclusão do inquérito policial.
Leia também - Fazendeiro é preso por receptar gado roubado em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).