A polícia Federal realizou buscas na Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), na manhã desta terça-feira (05.12). Conforme informações preliminares, as buscas são referentes a uma nova operação que investiga um ex-servidor da pasta sobre plano de manejo florestal.
Nas buscas que duraram aproximadamente duas horas, foram apreendidos notebook e acesso a conta de e-mail utilizadas pelo ex-servidor Marcus Keynes Santos Lima.
Ao oticias a assessoria de imprensa da Polícia Federal, informou que a ação desta manhã se trata da Operação Pázari que investiga uma suposta prevaricação praticada por servidor do IBAMA, para favorecer empresas que exploram o meio ambiente, em troca de favores, benefícios e vantagens.
A Operação Pázari significa Barganha em grego, ou seja, uma troca de favores entre o servidor suspeito e as pessoas e empresas por ele ajudadas.
O mandado do juiz federal João Moreira Pessoa Azambuja é de 21 de agosto deste ano e foi cumprido nesta terça-feira.
A ação visa contribuir com as investigações referentes a um ato ilícito que teria sido cometido pelo servidor no ano de 2014, enquanto superintendente regional do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Mato Grosso.
A Sema encontra-se atualmente sob o comando do vice-governador, Carlos Fávaro (PSD), o qual afirma que não há qualquer denúncia de crimes praticados pelo suspeito referente a este período. Segundo a nota, o secretário executivo, André Baby, determinou uma auditoria de todos os atos praticados por Marcus Keynes nos oito meses em que atuou como superintendente de Gestão Florestal da Sema (02 de março e 1º de novembro de 2016).
Ainda conforme a nota, a secretaria já se colocou à disposição da PF para prestar esclarecimentos e colaborar com a investigação.
O fato foi flagrado pelo site Mato Grosso Mais, como podemos ver no vídeo abaixo
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).