15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 08:36 - A | A

Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 08h:36 - A | A

Codinome Fantasma II

Operação mira facção que agia dentro e fora dos presídios

A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de 2024

Redação/VGN

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, deflagrou nesta quinta-feira (15.05) a Operação Codinome Fantasma II, com o cumprimento de 94 ordens judiciais visando à desarticulação de uma facção criminosa envolvida em diversos crimes, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas de fogo e introdução de celulares e outros itens ilícitos em unidades prisionais.

A operação cumpre 31 mandados de prisão, 51 de busca e apreensão e 12 ordens de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Sinop. As diligências ocorrem nas cidades de Sinop, Rondonópolis e Cuiabá, em Mato Grosso, e também em Santa Catarina.

A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de 2024, com o cumprimento de 143 ordens judiciais contra o mesmo grupo investigado. A análise das provas coletadas naquela etapa revelou novos crimes e levou à identificação de outros suspeitos.

As novas acusações incluem lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas, facilitação de entrada de aparelhos celulares em presídios, corrupção ativa e passiva e associação criminosa.

A ação mobiliza 215 policiais civis e conta com o apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Sinop e da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil.

Investigações

As investigações começaram em fevereiro de 2024, quando a Polícia Civil de Sinop identificou um esquema de tráfico de drogas associado à lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas, operado por uma facção criminosa. O grupo utilizava empresas fictícias para movimentar recursos ilícitos.

Foi constatado que os envolvidos atuavam em diferentes núcleos. Um dos alvos é um policial penal suspeito de facilitar a entrada de celulares na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop.

Outro núcleo, com atuação predominante no bairro Jardim Violeta, é investigado por crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de entorpecentes e negociação de armas ilegais, com o objetivo de fomentar ações criminosas com violência ou grave ameaça.

Leia também - Perseguição após colisão termina com dois veículos em vala no Rodoanel de Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760