16 pessoas foram assassinadas no mês de novembro em Várzea Grande. Os dados são da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com os números, os registros aumentaram drasticamente, após o último mês demonstrar uma sensível queda. Em Cuiabá, foram registradas 17 mortes.
O tráfico de drogas ainda é a maior motivação dos assassinatos registrados na “Cidade Industrial”. Além de motivos fúteis, como por exemplo, vinganças passionais e discussões.
De acordo com os dados, os bairros mais violentos de Várzea Grande são: grande Cristo Rei, São Matheus, Jardim Eldorado, Jardim dos Estados, Jardim Alá, Água Limpa, Construmat, Jardim Costa Verde, Jardim das Oliveiras, Jardim Glória e Jardim Paula.
Para diminuir este número, a Polícia Militar de Várzea Grande em parceria com a Prefeitura do município implantou a operação “Pacto Pela Vida”. A ação fiscalizará todos os bares e lanchonetes do município até o dia 31 de dezembro, com a proposta de fixar horário para o funcionamento dos estabelecimentos até as 22 horas e evitar, dessa forma, homicídios na cidade.
A operação - A operação “Pacto Pela Vida” foi desencadeada em 22 de novembro pela Polícia Militar de Várzea Grande, em parceria com a Prefeitura municipal, e tem contribuído na redução de entrada de pacientes na ala de emergência e urgência no Pronto-Socorro do município, segundo o comandante da PM, coronel Wilquerson Sandes.
Conforme o comandante, a ação tem colaborado para a redução do índice de homicídios na cidade. Do dia 22 novembro a 04 de dezembro foram registrados três assassinatos em Várzea Grande. Antes da operação, o município registrava o número em apenas um fim de semana. Conforme especificado acima.
Segundo Wilquerson, 80 bares e lanchonetes já foram interditados por irregularidades. A ação resultou ainda, na prisão de 24 pessoas em flagrante, duas prisões por mandado judicial, 26 veículos recuperados, oito armas de fogo apreendidas e três boca de fumo estourada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).