14 de Junho de 2024
14 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sexta-feira, 18 de Março de 2022, 11:37 - A | A

Sexta-feira, 18 de Março de 2022, 11h:37 - A | A

ouça áudio

Desconfiado, Cacique cobra chefe da Funai sobre reunião escondida com fazendeiros

O líder indígena começa dizendo que está meio contrariado e chateado

Gislaine Morais/VGN

A Polícia Federal interceptou trecho de um áudio de uma conversa entre o cacique Xavante Damião Paridzane e o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Ribeirão Cascarlheira (a 880 km de Cuiabá), Jussielson Gonçalves Silva.

Na conversa, o líder indígena começa dizendo que está meio contrariado e chateado, e questiona o 'comparsa' o motivo dele estar se reunindo com os fazendeiros na sede Funai. Segundo o indígena, ele já havia pedido que não queria que se reunissem escondido dele.

Jussielson tenta se desculpar e explica para o xavante que não é nada escondido - e que já tinha comunicado ao líder que eles iriam fazer as medições do pasto para aumentar a renda, "o senhor deu a autorização".

No entanto, o cacique indaga, “E por que não aparece no lugar para medir? Agora fazer reunião na sala da Funai, que isso?”. O coordenador responde: “Está vindo um por um cacique, não é reunião não, pelo amor de Deus. A partir de amanhã o pessoal está descendo para medir o pasto”.

Ainda desconfiado, o cacique insiste em saber se “eles” [fazendeiros] estão se reunindo com ele na sala da Funai. Jussielson tenta mais uma vez contornar a situação, e fala que estão chamando um por um para explicar o que vai ser feito em relação à medida do pasto. “Nós já tínhamos falado, e o senhor deu a autorização. Lembra que falamos: Cacique tem gente que está com muito pasto e está pagando pouco. Vamos medir para atualizar esse valor”.

Ele disse ainda, que só pode ir no pasto quando o dono estiver, pois vão levar drone, e não tem como entrar na fazenda sem a pessoa lá. O cacique conclui que se assustou quando chegou e tinha bastante gente lá. O coordenador, aos risos, disse que pareciam ser bastante gente, mas era ele, três servidores, o fazendeiro que arrenda o pasto, a mulher dele e o caseiro que cuida do espaço.

Leia também - Operação desarticula esquema de corrupção entre líder Xavante, fazendeiros e servidores da Funai

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760