26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 11:00 - A | A

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 11h:00 - A | A

CRIME PREVIDÊNCIÁRIO

Contador de VG e dois servidores do INSS em Cuiabá são alvos de operação da PF

Izabella Araújo & Rojane Marta/VG Notícias

VG Notícias

pf

 

Um contador de Várzea Grande e dois servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Cuiabá, são os principais alvos da operação “Opus Ficta” instaurada nesta quinta-feira (13.12) pela Polícia Federal, nos dois municípios.

Confira matéria relacionada

De acordo com o assessor de imprensa da PF, Paulo Gomes, o chefe do esquema é um contador – que ainda não teve o nome divulgado – ele pesquisava e checava as empresas que já estavam com as atividades encerradas para dar início ao esquema.

“O esquema era o seguinte: as empresas que tinham suas atividades encerradas eram utilizadas para que trabalhadores lançassem (pelo contador), o tempo fictício de trabalho. Ele fazia o cadastro no CNIS, através da GFIPs, na guia de recolhimento também, com isso, dava um ar de regularidade, mas essas empresas estavam fechadas, o servidor do INSS não checava essas informações e concedia os benefícios”, explica.

Conforme ele, a investigação já apurou 170 benefícios fraudulentos. “Nesta fase foram apenas 16 benefícios, destes, contatamos um rombo de R$ 3 milhões causados aos cofres públicos, se esse esquema se perpetuasse, só destes 16 chegaria a R$ 13 milhões de prejuízo”, enfatiza.

O assessor explica ainda que a investigação já desmembrou todo o esquema. “Já temos todo o esquema montado, quem são os cabeças, já está bem claro. Hoje foi para arrecadar a irregularidade do crime, com apreensão de documentos, e conseguimos diversas provas". 

E acrescenta: “Na próxima semana todos os alvos serão ouvidos na sede da Polícia Federal e terão os nomes divulgados”, finaliza.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760