A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (12.05), um pescador profissional de 39 anos, que comercializava peixes de espécies proibidas ou fora da medida permitida, em Várzea Grande.
A prisão ocorreu após a Dema receber denúncias sobre a venda irregular de pescado. Entre as informações repassadas, constava que o suspeito mantinha peixes ilegais em casa e, inclusive, estaria realizando a rifa de um exemplar de grande porte.
Diante disso, uma equipe da Dema montou campana nas proximidades da residência. Ao chegar ao local, os policiais abordaram o homem, que carregava sacolas. Ele se identificou como pescador profissional e apresentou sua carteira de registro.
Com autorização, os agentes entraram na casa e vistoriaram um freezer, onde encontraram diversos peixes de espécies proibidas e fora do tamanho permitido por lei: 22 exemplares de piraputanga, 6 dourados, 1 cachara e 26 pacus fora da medida. Ao todo, foram apreendidos 79 peixes, pesando aproximadamente 64 kg.
O pescado irregular, o freezer e os demais itens foram apreendidos. Os peixes foram doados a uma entidade filantrópica.
A ação foi realizada com base na Lei do Transporte Zero (Lei nº 12.434/2024), sancionada pelo governador Mauro Mendes, que proíbe o armazenamento e a comercialização de pescado oriundo dos rios de Mato Grosso.
Leia também: Ação do PT contra escolas cívico-militares é suspensa no TJMT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).