O desempenho recente de clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes reacendeu o debate sobre a qualidade do futebol nacional. Segundo um levantamento da empresa de inteligência esportiva Twenty First Group, a Série A do Campeonato Brasileiro é atualmente a sexta melhor liga do mundo e a segunda mais equilibrada em termos de competitividade entre os clubes.
Em entrevista ao The Athletic, o cientista de dados sênior da empresa, Aurel Nazmiu, afirmou que os analistas já esperavam um bom desempenho dos times brasileiros no torneio internacional.
“Classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga global. Por isso, já prevíamos que os quatro clubes brasileiros seriam competitivos”, declarou.
O estudo analisou a desigualdade esportiva nas principais ligas do mundo, levando em conta fatores econômicos e técnicos. O Brasileirão ficou atrás apenas da Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França). Em termos de equilíbrio, perde apenas para a MLS (Estados Unidos), que adota um rígido sistema de teto salarial, o que torna os investimentos entre os clubes mais homogêneos.
No caso do Brasil, o relatório destaca que a diferença técnica entre clubes como Flamengo e Palmeiras e equipes da parte de baixo da tabela, como o Juventude, é relativamente pequena, o que demonstra o nível de competitividade do torneio.
Já a liga da Arábia Saudita foi apontada como uma das mais desiguais. Embora esteja apenas na 50ª posição no ranking de qualidade, o Al-Hilal aparece em 132º lugar no ranking global de clubes da Twenty First Group, muito à frente dos demais times locais.
“O Al-Hilal está muito à frente do restante da liga no momento”, reforçou Nazmiu.
Leia também - Fluminense e Chelsea se enfrentam na tarde desta terça-feira (08)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).