As duas equipes femininas de Mato Grosso que se destacaram e venceram as provas da 22ª edição, do Revezamento Volta à Ilha, em Florianópolis/SC, no último dia 09 de abril, irão correr na 1ª VGRUN, que acontece no próximo domingo (14.05), na Passagem da Conceição, em Várzea Grande. Liderada pela advogada Florence Lima Verde Arruda, 41 anos, da equipe “Sede de Correr”, venceu com o tempo de 11h14m09s e o segundo lugar ficou para equipe da “Oxteam Runners”.
A prova teve mais de 30% de mulheres inscritas, número considerado recorde na participação feminina, onde o desafio é correr os 140 km ao redor da Ilha de Santa Catarina. Florence já fez parte da equipe Oxteam Runners.
Em entrevista ao oticias, o professor Ricardo da Oxteam Runners, contou que há nove anos ele participa com equipe masculina e feminina nesta prova. A equipe Oxteam tem, em média, 150 atletas. Porém, neste prova, participaram 75 atletas.
“É um evento que começamos a organizar a partir de outubro e em abril o evento acontece. A prova foi realizada em oito de abril em Florianópolis. Já tivemos três premiações no feminino e duas no masculino. O segundo lugar já tínhamos conseguido antes. Mas essa prova foi mais difícil. São 140 km divididos em nove pessoas”, contou.
Para Ricardo, a intenção é chegar em primeiro também, com nossas atletas amadoras, que se dedicam durante a semana. “Temos algumas atletas que treinam para participar de outros eventos. Nosso objetivo principal é participar. Atingir metas e o pódio é uma consequência do evento em si”, diz.
Já a advogada Florence Lima Verde Arruda, 41 anos, contou ao oticias, que descobriu a corrida após o nascimento do filho Bernardo, há oito anos.
“Comecei a correr direto os 10 km. fazia em 1 hora e 15 min. Fui treinando e em três meses já estava correndo a mesma distância em 55 minutos. Muito empolgada e me sentindo bem, já mais magra, fiz inscrição na corrida de aniversário de Tangará da Serra, cidade que morava. Essa foi minha primeira corrida e fiz em 52 min (10 km). Não ganhei nada nem subi ao pódio, mas fiquei com uma sensação de vitória por ter melhorado muito meu tempo”, relatou a advogada que liderou a equipe feminina vencedora na Volta à Ilha em abril deste ano.
Ela contou ainda, que neste ano fez inscrição para Corrida de Reis. “Treinei os seis meses e fui fazer. Melhorei ainda mais. E já não corria para emagrecer. Corri e fiz 50 min, na minha primeira corrida de reis, entrei para o pelotão de Elite e ainda fiquei em primeiro lugar na minha faixa etária”.
Sobre a preparação para Volta à Ilha, Florence disse que foram três meses muito intensos, com muitos quilômetros de treino. “Tive que intensificar o treino de musculação, treinos de corrida em areia e principalmente em subidas”.
“A competição são 140 km em volta de toda a cidade de Florianópolis, com diferentes graus de dificuldades. Têm percursos de areia, terra, trilha, asfalto e até uma travessia de barco. É feito em revezamento. O que participei foi em uma equipe de competição na Categoria Feminina”.
Ela explicou como funciona o revezamento das atletas. “O revezamento é dividido em 17 trechos, sendo nove atletas para revezar. Cada uma correu dois trechos intercalados e a reserva apenas um trecho. A quilometragem deles também é bastante diferente, tendo o mais curto 4,9km e o mais longo 16,7 km”.
Florence diz que apesar de Mato Grosso já ter tido outras equipes participando desta competição, todas elas foram representando suas assessorias esportivas e nunca trouxeram o título de Campeã.
“Essa equipe que montei e participei foi pensada justamente para representar a mulher Mato-Grossense e formada por atletas profissionais com intenção de trazer o Título para o Estado de Mato Grosso. A sensação foi maravilhosa. Ver que o trabalho de meses deu resultado. É muito satisfatório. Este projeto só pode acontecer com o apoio dos colaboradores, que enxergaram a força da mulher no esporte. Tivemos o apoio total da Água Lebrinha que comprou a equipe e através deles pudemos ter a tranquilidade de dedicar exclusivamente aos treinos para vitória. Assim só é possível trazer um título deste para o Estado se houver um grande apoio”, pontuou a campeã.
Florence Lima deixa um recado em especial às mulheres. “Não deixem de acreditar que mudar para melhor é possível. Calçar um tênis no primeiro dia pode ser difícil, correr 1 km pode ser dolorido, mas se você persistir tudo vai melhorar. Eu sou exemplo. Não corria nada, e de tanto persistir já fui sexta colocada geral na corrida de reis e hoje treino e corro ao lado da Melhor Mato-Grossense Nadir Sabino. Se eu consegui apenas com persistência você também consegue. Pode acreditar”, finalizou a atleta.
"Sede de Correr" - equipe Campeã na Volta à Ilha, em Florianópolis/SC
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).