A central Ana Carolina, conhecida como Carolana, anunciou neste sábado (02.08) sua despedida da Seleção Brasileira de vôlei. Em texto publicado nas redes sociais, a jogadora de 34 anos afirmou que encerra o ciclo de forma consciente, para abrir espaço a novas atletas e se dedicar mais à família.
“Alguns ciclos precisam se encerrar para outros se abrirem. Representar o nosso país é motivo de muita satisfação e dedicação, mas para estar lá, é preciso estar por inteiro. Me sinto em paz com essa decisão”, escreveu.
A atleta, que já havia ficado fora da Liga das Nações neste ano, confirmou que continuará atuando profissionalmente e irá disputar a liga LOVB Pro, dos Estados Unidos, a partir de 2026.
Carolana vestiu a camisa da seleção brasileira por 10 anos e conquistou importantes títulos. Foi medalhista olímpica com a prata em Tóquio e bronze em Paris, além de duas pratas em Mundiais, três em Liga das Nações e dois ouros no Grand Prix (2014 e 2017). Reconhecida como uma das melhores bloqueadoras do mundo, se destacou mesmo tendo “apenas” 1,83m — altura considerada abaixo da média para centrais da elite do vôlei.
A capitã da seleção, Gabi Guimarães, lamentou a saída da companheira com um tom emocionado e bem-humorado: “Esses lango-lango de braço foram capazes de parar as maiores atacantes do mundo. Um prazer ter jogado junto e um ódio de jogar contra. Você se despede gigante”.
Já Rosamaria afirmou estar com saudades e agradeceu por Ana Carolina ter deixado “um pouquinho de sua personalidade” no grupo. A saída de Carolana marca o fim de uma trajetória vitoriosa e o início de um novo capítulo, agora fora da seleção.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).