O Banco Central definiu novas regras para que bancos e instituições financeiras informem, todos os meses, os dados sobre os juros cobrados no cartão de crédito. A medida consta na Instrução Normativa 621/2025, publicada nesta quarta-feira (14.05) no Diário Oficial da União (DOU). As novas regras começam a valer em 1º de julho de 2025.
Segundo o documento, a partir de julho, essas instituições terão que enviar ao Banco Central um relatório com os percentuais de juros e encargos cobrados de quem usa o crédito rotativo (quando a fatura não é paga totalmente) ou opta por parcelar a fatura. As informações devem ser enviadas até o décimo dia útil de cada mês.
Os dados deverão mostrar, por exemplo, qual foi o valor total da dívida e quanto foi cobrado a mais em juros. A exigência vale apenas para operações feitas com pessoas físicas desde 03 de janeiro de 2024.
Se uma instituição não tiver nenhum saldo dessas operações no mês, ela não precisa enviar os dados - mas deve registrar isso no sistema do Banco Central. Caso volte a ter operações desse tipo, o envio será obrigatório novamente.
Cada instituição também deverá indicar um responsável para responder por dúvidas sobre as informações enviadas. Esse nome precisa estar atualizado no sistema do Banco Central.
Leia Também - Dilemário defende atuação da Câmara e diz que Casa “não passa pano” para escândalos