14 de Maio de 2025
14 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 20:00 - A | A

Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 20h:00 - A | A

CÂMARA DE CUIABÁ

Dilemário defende atuação da Câmara e diz que Casa “não passa pano” para escândalos

Dilemário ressaltou que a postura da Câmara tem servido de referência para outros legislativos do país

Lucione Nazareth & Angelica Gomes/VGN

O vereador Dilemário Alencar (União) afirmou nesta terça-feira (13.05) que a Câmara Municipal de Cuiabá tem histórico de agir com firmeza diante de denúncias envolvendo seus membros e que, por isso, dá exemplo no combate à corrupção. Segundo ele, a Casa não se omite diante de escândalos e sempre tratou os casos com seriedade.

"A Câmara pode ser criticada em muitos pontos, mas não se pode dizer que passa pano. Nunca jogou sujeira para debaixo do tapete. Em quatro mandatos que tenho aqui, já vimos quatro ou cinco vereadores cassados" declarou o parlamentar, ao comentar as investigações da Operação Perfídia, que atingem os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB).

Dilemário ressaltou que a postura da Câmara tem servido de referência para outros legislativos do país. Ele ponderou, no entanto, que qualquer processo disciplinar precisa respeitar o devido processo legal, sob risco de ser anulado judicialmente - como ocorreu com o ex-vereador e atual prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).

"As denúncias precisam ser cabais. Se o processo for feito sem garantir o direito de defesa, pode acontecer do vereador voltar, como aconteceu com Abilio. Cassaram ele em 2020 porque fiscalizava. Ele foi à Justiça e, em três meses, conseguiu retornar" afirmou. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso anulou a cassação por unanimidade, em janeiro de 2023, apontando vícios no trâmite conduzido pela Câmara.

O vereador também repudiou o apelido de “Casa dos Horrores” atribuído à Câmara nos últimos dias, em razão da repercussão do caso.

"A Câmara não pode receber esse apelido. Ela é uma pessoa jurídica. Se alguém decepciona a população, cada vereador tem seu CPF. A Casa, nesse aspecto, tem dado exemplo para vários outros parlamentos" concluiu, sem citar nomes de parlamentares cassados em gestões anteriores.

Leia Também - Câmara livra Chico 2000 de investigação por corrupção

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760