21 de Julho de 2024
21 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 04 de Abril de 2023, 17:16 - A | A

Terça-feira, 04 de Abril de 2023, 17h:16 - A | A

Meio Ambiente

Várzea Grande passa compor Comitê da Bacia do Rio Cuiabá; secretário destaca ações

Por Várzea Grande ser o maior município que compõe a parte direita, seu papel no comitê vai ser de extrema importância

Izadora Fernandes & Kleyton Agostinho/VGN

O secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Célio dos Santos, em entrevista ao , nesta terça (04.04), falou sobre o município de Várzea Grande ser inserido no Comitê da Bacia do Rio Cuiabá. A manifestação de Apoio para ampliação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá foi assinada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB).

Conforme o secretário, Várzea Grande está à margem direita do rio e o Comitê hoje abrange apenas a margem esquerda. “Com a assinatura, nós vamos, juntamente com as Prefeituras que compõem a margem direita do rio, aderir ao comitê da Bacia do Rio Cuiabá”, contou o secretário.

Por Várzea Grande ser o maior município que compõe a parte direita, seu papel no comitê vai ser de extrema importância para ajudar na preservação do rio. Sendo assim, Célio Santos enfatiza a responsabilidade e as ações que serão encaminhadas pelo município à população.

“Todos nós sabemos que o rio Cuiabá é por si só é um corpo hídrico, e nós precisamos desenvolver ações para preservar os corpos hídricos que desaguam no rio. E nós do município de Várzea Grande, por orientação do prefeito Kalil Baracat, já estamos desenvolvendo, por exemplo, um trabalho de identificação, quantificação e recuperação das nascentes que compõem as micro bacias nos córregos Piçarrão e Trairas”.

Além disso, segundo ele, a Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande está desenvolvendo um trabalho na área de educação ambiental e fiscalização, para preservar as nascentes e os corpos hídricos.

Conforme o secretário, com o programa Águas Para o Futuro já foi possível identificar cerca de 20 nascentes em Várzea Grande. Célio destaca que agora o foco é trabalhar juntamente com o Comitê da Bacia do Rio Cuiabá.

“Nós estamos num trabalho de identificação das nascentes. Mas já são 20 nascentes identificadas pelo programa Águas Para o Futuro. Agora nós estamos fazendo um trabalho do município e o Comitê da Bacia do Rio Cuiabá vem para contribuir com esse trabalho”, pontuou.

Leia tambémEdna aponta vantagem de Mendes com intervenção e critica discussão entre vereadores “mauristas” e “emanuelistas”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760