13 de Junho de 2024
13 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 19 de Fevereiro de 2022, 09:00 - A | A

Sábado, 19 de Fevereiro de 2022, 09h:00 - A | A

CHUVA

Temporal deixa 80 famílias desalojadas em MT; chuva de três horas quase supera média do mês

Diamantino: chuva de três horas quase superou média do mês; entenda

Lucione Nazareth/VGN

Cerca de 80 famílias estão desalojadas devido às chuvas que atingiram o município de Diamantino (a 209 km de Cuiabá). A informação é da Defesa Civil de Mato Grosso. Apesar dos estragos da chuva, não foi registrado nenhum óbito na cidade.

Segundo o órgão, equipes trabalham no levantamento de regiões com risco — para tentar evitar casos de deslizamento e rompimento de barragem. Dados apontam que 80 pessoas estão desalojadas; 20 imóveis alagados e cinco famílias desabrigadas, e três pontes foram destruídas.

Segundo a Defesa Civil,  diante do estado de calamidade no município, o Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) já autorizou o envio de 200 cestas básicas; 200 colchões e 200 cobertores.

O órgão informou que choveu em Diamantino, na última quinta-feira (17.02) 158 mm em pouco mais de três horas, sendo que o previsto para o mês de fevereiro era de 200 mm.

Durante a madrugada de sexta-feira (18.02), não houve registro de chuvas, o que possibilitou a vazão da água nos pontos alagados; e  até o momento a equipe da Defesa Civil registrou apenas danos materiais: móveis, eletrodomésticos e veículos.

Segundo a Prefeitura de Diamantino, a Secretaria de Assistência Social está visitando as famílias desabrigadas para verificar a necessidade de realocação em hotéis da cidade.

Além disso, o município informou que está sendo disponibilizado água e alimentos às famílias, assim como iniciou uma campanha de doação de móveis, eletrodomésticos, roupas e outros utensílios.

A Prefeitura de Diamantino anunciou estado de calamidade pública que ainda será apreciado pela Câmara Municipal, para posteriormente ser reconhecida pelo Governo do Estado e Governo Federal. Com isso, o município poderá remanejar seu orçamento e receber recursos da União e do Governo de Mato Grosso para prestar socorro às vítimas.

Leia Também — Chuvas deixam mais de 8 mil pessoas isoladas em Vila Bela; helicóptero da PM leva alimentos e medicamentos

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760