Somente no ano passado, Várzea Grande conseguiu cumprir 86% das metas estratégicas estipuladas pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Os resultados foram apresentados nessa terça-feira (11.02) aos representantes do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT).
Em 2019 foram executadas 56 das 65 metas previstas, enquanto em 2018, apenas 48 foram cumpridas.
O PDI tem por objetivo contribuir com a melhoria da eficiência dos serviços públicos e, de acordo com o TCE, “fomentar a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade”.
As melhorias atingiram a área de segurança do município, graças às instalações de radares móveis, que ajudaram a evitar acidentes; a área ambiental, por ações de arborização; bem como a gestão fazendária, na qual a Prefeitura conseguiu elevar a arrecadação própria por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O secretário de Apoio às Unidades Gestoras do TCE-MT, Adjair Roque de Arruda, ressaltou a missão orientativa do Tribunal de Contas. "A ideia é colaborar para a melhoria da gestão pública e o PDI nos permite fazer isso".
Ainda, segundo ele, o foco é aproximar o TCE dos municípios, capacitar os gestores, bem como trabalhar em uma vertente orientativa. “O PDI prevê justamente isso, o desenvolvimento e aprimoramento de instituições públicas por meio da transferência de conhecimento, de tecnologias e de boas práticas de gestão”.
Atualmente, 23 município do Estado integram o PDI. O objetivo do TCE é ampliar significativamente esse número até 2021.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).