25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014, 11:14 - A | A

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014, 11h:14 - A | A

Obras da Copa

TAC prevê liberação parcial da Tincheira Santa Rosa em Cuiabá

TAC prevê liberação provisória de obras após implantação de sistema de sinalização e proteção de tráfego

MP/MT

Um acordo firmado entre o Ministério Público, o Estado de Mato Grosso e a empresa Camargo Campos S/A Engenharia e Comércio prevê a liberação provisória das pistas marginais e da passagem subterrânea da trincheira Santa Rosa após a implantação e aprovação pelo órgão competente do sistema de sinalização e proteção de tráfego. O TAC foi proposto pela 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá.

Consta no acordo, que deverão ser disponibilizadas na trincheira sinalizações indicativas e de advertência, placas de regulamentação de velocidade da via e de “dê a preferência”, além da instalação de sinalização horizontal suficiente para garantir a transição durante a supressão e criação das faixas, entrada e saída das trincheiras com setas de direcionamento e faixas longitudinais de continuidade e divisor de fluxo.

No documento, a empresa também se compromete a concluir, no prazo de quatro meses, a obra da trincheira Santa Rosa. “Recebemos ontem (09) o TAC assinado, mas o prazo para cumprimento das obrigações começou a contar da data do fechamento do acordo, ou seja, no dia 28 de novembro”, esclareceu o promotor de Justiça, Gerson Barbosa.

Segundo ele, o termo prevê, ainda, readequação do projeto de acessibilidade; correção de fissuras, situações de lixiviação e de extravasamento pontual de água ou de esgoto, de rachaduras e de drenagens; elaboração de plano de gerenciamento de resíduos da construção civil; monitoramento da cortina atirantada e apresentação de relatório e croqui georreferenciado consignando todos os tirantes colocados em área privada.

“A questão dos tirantes é preocupante. São estruturas de ferro e concreto que dão suporte à trincheira e acabaram alcançando áreas privadas. A preocupação do Ministério Público é que não houve desapropriação de área, nem restrição de uso por parte do proprietário, isso pode ser um complicador no futuro”, afirmou.

O promotor de Justiça fez questão de ressaltar que a análise dos projetos e o acompanhamento da execução das obras estão a cargo de técnicos especialistas no assunto e que as exigências buscam garantir a segurança do local.

Segundo ele, o técnico designado pelo Ministério Público para analisar o sistema de sinalização e segurança do trânsito informou que já fez uma vistoria prévia, detectando a necessidade de algumas correções, que possivelmente seriam feitas ontem à noite. "Caso isso ocorra, é possível que hoje, antes do meio-dia, sejam liberadas as pistas da trincheira", ressaltou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760