13 de Maio de 2025
13 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
13 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 10:56 - A | A

Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 10h:56 - A | A

Recomendação

Sinfra deve instaurar PAD contra engenheiro por suposto sobrepreço em licitação

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Sinfra

Marcelo Duarte

secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA) instaure Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra servidor por suposta irregularidades na elaboração do orçamento base, para realizar licitação para pavimentar a MT-130.

A Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia (SECEX-Obras) propôs Representação de Natureza Interna com pedido de concessão de Medida Cautelar, em razão da verificação de irregularidades relacionadas à Concorrência 06/2017 da SINFRA, objetivando a contratação “da obra de implantação, pavimentação e restauração da rodovia MT-130, trecho: Paranatinga – Sete Placas, com extensão de 44,34 km e valor orçado de R$ 43.560.696,63 milhões.

O secretário da pasta, Marcelo Duarte Monteiro, apresentou justificativas e documentos, reconhecendo a procedência parcial dos fatos e noticiou a suspensão do certame, para realização das correções necessárias.

O Ministério Público de Contas (MPC) manifestou nos autos pela procedência da denúncia, alegando a existência de sobrepreço no objeto licitado, e requereu aplicação de multa ao atual gestor, como também abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos.

Em voto, a relatora do processo, conselheira interina Jaqueline Jacobsen, destacou que embora a equipe técnica do Tribunal de Contas constatou a correção de irregularidades no edital da Concorrência 06/2017 reduzindo o valor de licitação de mais de R$ 4,3 milhões, ficou demonstrado que no primeiro edital ocorreu sobrepreço na elaboração do processo licitatório.

“Este fato colocou em risco o erário estadual de sofrer danos em um eventual superfaturamento. Diante disso, voto no sentido de julgar procedente a presente representação”, disse a conselheira.

Como medida, Jacobsen recomendou que o secretário Marcelo Duarte instaure Processo Administrativo Disciplinar, no prazo de até 30 dias, em desfavor do engenheiro responsável pelo certame, para apurar possíveis irregularidades na elaboração do orçamento base.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760