A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informou nesta sexta-feira (30.09) aplicação de multa no valor de R$ 10 mil pelo lançamento de sustância azul na água da cachoeira Queima-pé, em Tangará da Serra (a 243 km de Cuiabá). O caso gerou polêmica e críticas nas redes sociais.
A cena aconteceu durante um chá revelação que foi filmado e circulou nas redes sociais. Nas imagens é possível ver o momento em que as águas da cachoeira começam a ficar azul e os convidados comemoram porque o filho do casal seria um menino.
Segundo nota da Sema-MT, em depoimento nessa quinta-feira (29.09) uma pessoa da família que promoveu o chá revelação [que resultou no lançamento de sustância azul na água da cachoeira], assumiu ser o responsável pelo lançamento da substância – que é usada como corante para tingimento de cascatas e piscinas.
“Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos”, diz trecho da nota citando artigo 62 do decreto federal 6514/2008 sobre a infração ambiental.
Importante destacar que o Ministério Público Estadual (MPE) irá investigar o chá revelação.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).