Uma explosão em um ponto de distribuição da operadora Oi, próximo à avenida Getúlio Vargas, deixou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá sem internet desde a noite dessa quinta-feira (24.07). A Secretaria Municipal de Saúde informou que, apesar da instabilidade nos sistemas, os atendimentos seguem normalmente, inclusive nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Segundo a operadora, a interrupção foi causada por uma tripla pane na rede de transmissão, que afetou diversos circuitos e clientes simultaneamente. Durante vistoria técnica, equipes identificaram um segundo problema: o rompimento de cabos de fibra óptica devido a uma descarga elétrica em um poste.
Como o reparo envolve risco elétrico, as equipes aguardam liberação da Energisa para realizar os trabalhos de restauração. A previsão inicial é que o serviço seja restabelecido entre 10h e 11h desta sexta-feira (25).
Apesar da instabilidade na conexão, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu que os atendimentos seguem normalmente em todas as unidades, especialmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Alguns procedimentos que dependem diretamente de internet podem apresentar lentidão ou instabilidade, mas as equipes estão trabalhando para minimizar os impactos.
Leia nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informa que, na noite desta quinta-feira (24), uma explosão em um ponto de distribuição da operadora Oi, nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas, ocasionou uma interrupção no serviço de internet em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.
Segundo a operadora, a queda de internet foi causada inicialmente por uma tripla falha na rede de transmissão, afetando diversos circuitos e clientes ao mesmo tempo. Por se tratar de uma falha massiva, a correção exige mais tempo. Diante da importância dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente por envolver o concentrador principal da rede, a operadora também enviou uma equipe técnica para verificar o acesso local.
Durante essa vistoria, foi detectada uma segunda falha, provocada pelo rompimento da fibra óptica após uma descarga elétrica em um poste. Para continuar o reparo, foi necessário aguardar a atuação da companhia de energia ENERGISA, devido aos riscos elétricos envolvidos.
No momento, a equipe técnica da operadora segue no local, aguardando a liberação da Energisa para realizar a recuperação dos cabos e restabelecimento completo dos serviços. A expectativa inicial de conclusão é entre 11h e 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25).
Apesar da instabilidade nos sistemas, os atendimentos seguem normalmente em unidades de saúde, principalmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Algumas dificuldades pontuais podem ocorrer em procedimentos que dependem diretamente de conexão com a internet, mas as equipes estão empenhadas em manter a assistência à população sem prejuízos.
A Secretaria pede a compreensão de todos e reforça que segue acompanhando o caso de perto até a completa normalização do serviço.
Leia também: Várzea Grande notifica 217 donos de lotes para Reurb-S
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).