25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 31 de Dezembro de 2013, 08:00 - A | A

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2013, 08h:00 - A | A

RETROSPECTIVA 2013

Relembre os principais fatos que aconteceram em 2013 em Mato Grosso

Muita água ainda vai rolar em Várzea Grande. E a equipe do VG Notícias tem o compromisso de trazer todos os fatos em primeira mão para você eleitor. Desejamos a todos um maravilhoso ano novo. Boas festas!!!

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O ano de 2013 foi assinalado por crimes, mortes, escândalos políticos, crise econômica, descaso na educação, saúde. Além disso, o ano foi marcado pelo “acordar” de um gigante que há muito tempo estava adormecido: “A população brasileira”.

O VG Notícias começa lembrando os principais fatos que marcaram o ano de 2013, em  Estado de Mato Grosso, retratando as manifestações da sociedade que saiu às ruas, vestiu a camisa e pediu aos nossos gestores mais investimento na segurança pública, saúde, educação entre outras reivindicações, e diminuísse os investimentos nas obras da Copa do Mundo de 2014.

Em 20 de junho, mais de 30 mil pessoas participaram de uma manifestação pelas principais ruas de Cuiabá, protestando contra as condições do transporte coletivo municipal; contra os gastos do governo com a realização da Copa do Mundo de 2014, deixando de investir na saúde, educação, mobilidade urbana; contra a proposta de emenda constitucional 37 (PEC 37, que retirava o poder de investigação do Ministério Público); contra a violência policial; contra a permanência do deputado estadual, José Riva (PSD) na Assembleia Legislativa; contra a corrupção e pela reforma política.

Em Várzea Grande, a manifestação ocorreu um dia depois – 21 de junho-, e contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas, que protestaram pelas ruas do município, pedindo principalmente investimento na educação e o passe-livre aos estudantes. A manifestação foi denominada “Acorda Várzea Grande”, e foi mobilizada pela rede social “Facebook”.

Porém, o protesto que iniciou de forma pacífica terminou com a prisão de 75 pessoas, sendo que a maioria jovem. Os manifestantes mais exaltados atiram pedra nas janelas do prédio da Prefeitura, estouram bombas no local, depredaram ônibus, além de saquear e destruir estabelecimentos comerciais na cidade.

Meses depois, a população, sobre tudo os jovens, voltou a se mobilizar e protestar contra o Poder Público. Em 30 de novembro, um grupo de jovens que se intitulava contra o sistema capitalista imposto à população invadiu o Terminal André Maggi e pedia a retirada das catracas que existiam no local.

Novamente o movimento iniciou de forma pacífica, mas depois alguns estudantes arrancaram as grades e catracas do local, com chutes e ponte pés. Além disso, eles depredaram todo o terminal, além de saquear um ponto de recarga que está localizada na entrada do local. Após saquear, os estudantes atearam fogo no guichê, que só foi apagado com a chegada do Corpo de Bombeiros. No episódio, 24 pessoas foram detidas.

Outra manifestação que marcou 2013 foi à greve dos professores da rede estadual que perdurou por 67 dias, ou seja, mais de dois meses. O movimento grevista afetou mais de 430 mil alunos matriculados na rede pública do Estado.

Os profissionais da Educação cobraram melhorias salariais, chamamento dos aprovados no último concurso público do Estado, melhorias nas escolas e o cumprimento do que determina a constituição estadual em relação ao repasse do orçamento do estado à educação, que deve ser de 35%.  A greve se iniciou no dia 12 de agosto e se encerrou em 17 de outubro, após acordo firmado entre a categoria e Governo do Estado.

Em Várzea Grande durante 2013, os professores da rede municipal realizaram três greves. Uma das principais reivindicações da categoria e o novo Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), que segundo eles está defasado. O ano terminou, e eles ainda não foram atendidos.

Outras greves atingiram o Estado, como a greve dos bancos, dos correios, do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Política - Quatro fatos marcaram a Política no cenário de Mato Grosso. A primeira, a prisão do ex-deputado federal Pedro Henry (PP) por seu envolvimento no esquema do mensalão. Outro fato que marcou a política foi à renúncia de João Emanuel do cargo de presidente da Câmara de Cuiabá, após ter o nome envolvido em esquema de falsificação de documentos e desvio de dinheiro do legislativo cuiabano.

O afastamento do deputado estadual, José Riva (PSD) da Presidência da Assembleia Legislativa, foi um fato que estampou as capas dos principais jornais e sites do Estado. O afastamento ocorreu após o TJ determinar a perda da função pública do parlamentar.

Em Várzea Grande, o fato mais impactante foi o afastamento do vereador Waldir Bento (PMDB) da Presidência da Câmara. O peemedebista teria contratado 21 pessoas para exercer função destinada a servidores efetivados por meio de concurso público. Waldir ficou por uma semana afastada do cargo.

Falecimentos - 2013 também foi marcado por falecimentos, sobretudo, no cenário político. Em 20 de outubro deste ano, o ex-deputado federal Homero Pereira (PSD) morreu no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O parlamentar lutava contra um câncer descoberto no início deste ano. Por conta da doença, Homero se aposentou e deixou sua cadeira na Câmara dos Deputados em setembro deste ano.

Seis dias antes, em 14 de outubro, o ex-prefeito de Várzea Grande e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ary Leite de Campos morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.  Ary morreu por falência múltipla dos órgãos originada por um quadro de infecção.

Saúde – A população de Mato Grosso e principalmente de Várzea Grande sofreu com o descaso do Poder Público municipal referente ao setor da Saúde. O descaso foi tão grande, que o Pronto-Socorro do município foi considerado a pior unidade de saúde pública de Mato Grosso, segundo apontou o relatório do Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM).

Além disso, várias internautas denunciaram o descaso da administração municipal com o setor. Entre elas, a falta de medicamentos básicos como dipirona, soro e outros; pacientes que ficaram sem realizar transfusão de sangue por falta de equipamentos; falta de aparelhos de ultrassom etc.

Esporte – Em 2013, o esporte também marcou o ano, o Luverdense Esporte Clube, conseguir colocar o nome de Mato Grosso em evidência no cenário do esporte nacional. A equipe de Lucas do Rio Verde conseguiu o inédito acesso para disputar o campeonato Brasileiro da Série B em 2014, após uma boa campanha na Série C do Brasileiro.

O time ainda conseguiu vencer o Corinthians por 1 a 0, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil deste ano, jogando no Estádio Passos da Ema, em Lucas. Porém, no jogo de volta a equipe mato-grossense foi eliminada pelo time paulista em São Paulo, perdendo pelo placar de 2 a 0.

Muita água ainda vai rolar em Várzea Grande. E a equipe do VG Notícias tem o compromisso de trazer todos os fatos em primeira mão para você eleitor. Desejamos a todos um maravilhoso ano novo. Boas festas!!!

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760