Ao menos quatro trabalhadores dos Correios em Várzea Grande testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada ao oticias pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso (Sintect-MT).
De acordo com a categoria, até o momento 16 profissionais foram diagnosticados com a doença, sendo que sete deles em Cuiabá, quatro em Várzea Grande, três casos em Pontes e Lacerda, um caso em Nova Mutum e outro em Rondonópolis. Além disso, ainda existe 22 casos suspeitos aguardando resultado de exames.
O Sindicato informou nesta quinta-feira (18.06) que o último caso registrado de Covid-19 foi de um trabalhador que exerce a função de atendente na unidade situada no Shopping Pantanal. Ele está internado na unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital particular de Cuiabá.
“É o segundo caso dentro da mesma Unidade. O primeiro foi da trabalhadora terceirizada responsável pelos serviços gerais. O trabalhador foi internado na terça-feira, à noite, com febre alta, tosse seca e com falta de ar. E, o exame de tomografia mostrou que 40% do pulmão está comprometido. Antes de ser internado, o trabalhador também prestou serviço na Unidade do CPA 2”, explicou o Sintect-MT em nota.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na ECT, Edmar Leite, afirmou na nota que a empresa dos Correios pressiona os trabalhadores e os familiares deles para não falarem com o Sindicato sobre a contaminação pela Covid-19.
Leite cobrou ainda, por parte dos Correios, o cumprimento da decisão da juíza Dayna Lannes Andrade, da primeira Vara do Trabalho, que mandou a empresa, nos casos de surgimento de caso da Covid 19, suspender as atividades e realizar desinfecção do local e fazer a testagem de todos os trabalhadores.
Leia Mais - Após casos confirmados de Covid-19, justiça suspende atividades em unidades dos Correios em MT
A categoria encaminhou ofício aos Correios cobrando cumprimento da decisão e adoção de medidas para realizar testagem de funcionários.
Outro lado - Por meio de nota, o Pantanal Shopping informou que tomou conhecimento da confirmação do COVID-19 em um colaborador da loja dos Correios, que foi fechada hoje (18.06) pela manhã para desinfecção e higienização. Esclarece que todos os lojistas são orientados a seguir rigorosamente as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), como adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de redobrar os cuidados com os protocolos de higienização de produtos e distanciamento.
O shopping recomenda ainda que cada lojista acompanhe o estado de saúde de seus funcionários e, em caso de suspeita ou confirmação na família, afaste imediatamente o colaborador de suas atividades até receber autorização médica para retornar.
Vale lembrar que o Pantanal Shopping segue rigorosamente os protocolos de biossegurança bem como as recomendações contidas no decreto que autorizou a reabertura do empreendimento. Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes usam máscaras e têm as temperaturas corporais aferidas pelo termômetro digital infravermelho. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes estão à disposição dos clientes nos corredores do shopping.
O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas no empreendimento e a redução da capacidade de ocupação não apenas do shopping, mas também dentro das lojas. Outra medida é a manutenção da abertura das portas automáticas pelo modo manual para facilitar a renovação do ar. A higienização do filtro de ar-condicionado foi reforçada.
Equipamentos e produtos de higiene específicos serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, máquinas de autoatendimento e praça de alimentação. Peças de comunicação reforçando o distanciamento social estão espalhadas por todo o shopping, incluindo a praça de alimentação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).