A professora Juliane Cortez Andrade, da EMEB Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho, em Várzea Grande, foi selecionada para participar do curso STEAM na Fábrica da Ciência Viva, em Aveiro, Portugal, em novembro deste ano. Ela foi premiada após conquistar o segundo lugar no concurso Docente Escritor, organizado pela Editora Amado Maker, com seu projeto inovador "Xadrez Tátil", um jogo de tabuleiro adaptado para pessoas com deficiência visual.
O concurso teve como objetivo selecionar projetos originais e criativos para integrar um livro de projetos makers, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024. Os dois primeiros colocados foram contemplados com uma viagem internacional para participar de um curso especializado em educação maker, que será realizado no próximo mês.
O projeto de Juliane seguiu etapas bem estruturadas, que incluíram a contextualização do desafio, planejamento, experimentação, prototipação, validação e compartilhamento dos resultados. Ela destacou a importância de trabalhar com inclusão, explicando que a ideia do "Xadrez Tátil" surgiu ao buscar adaptar as atividades para um aluno com deficiência visual e autismo.
A professora, que atua na rede municipal de Várzea Grande desde 2021, ressaltou o impacto positivo do projeto entre os alunos. "A iniciativa das salas Maker, implantadas em 10 escolas da rede, abriu espaço para desenvolvermos projetos que incentivam a criatividade e a inclusão. Fiquei muito orgulhosa ao ver o esforço e o trabalho em equipe dos alunos para criar algo que promove empatia e inclusão", comentou Juliane.
O trabalho contou com o apoio do Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) e envolveu os alunos em uma experiência colaborativa, onde todos participaram ativamente na criação do projeto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).