15 de Junho de 2024
15 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 06 de Junho de 2022, 09:27 - A | A

Segunda-feira, 06 de Junho de 2022, 09h:27 - A | A

CadÚnico

Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão para Cadastro Único no bairro Pedra 90

Precisam atualizar ou cadastrar beneficiários de algum tipo de programa do Governo Federal

Redação/VGN

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A ação será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, das 09 às 16 horas, na Escola Municipal Gastão de Matos Muller, 3ª etapa do bairro Pedra 90.

Precisam atualizar ou cadastrar beneficiários de algum tipo de programa do Governo Federal. Atualmente, 104.034 famílias estão cadastradas em Cuiabá.

O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total, as famílias podem acessar o Programa Auxílio Brasil; Programa Casa Verde e Amarela; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; ID Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de Taxas em Concursos Públicos e outros.

As famílias que se enquadrarem nas rendas acima e ainda não estão inscritas no Cadastro Único ou estão com o cadastro desatualizado, poderão comparecer nas unidades escolares que estão promovendo as ações de cadastramento e atualização e se inscrever ou procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próximo do domicílio da família.

Leia também: Corpo de Bombeiros e um helicóptero trabalharam quase seis horas para conter incêndio em Cuiabá

CADASTRO - Para que a família possa ser cadastrada, é importante ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos; para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o documento de identificação; apresentar documentação pessoal de todas as pessoas da família e comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. No caso de criança ou adolescente, poderá apresentar certidão de nascimento.

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados. Há cada 24 meses ou sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.

CRONOGRAMA - A programação seguirá com ações entre os dias 21 e 23 de junho, das 09 às 16 horas, no Centro Educacional Portal da Fé, situada a avenida Perimetral Dois, 192, bairro Pedra 90. Já entre os dias 28 e 30 de junho, na Escola Municipal Emeb Herbert de Souza, situada a Avenida Rotatória, s/n - Comunidade Rural Cinturão Verde.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760