25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014, 09:49 - A | A

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014, 09h:49 - A | A

Terra Prometida

PF investiga ameaças de morte contra juiz, delegado e procuradora da República

Ameaças de morte foram realizadas na semana passada logo após Justiça Federal proferir decisão favorável à soltura de 34 pessoas que haviam sido presas durante a operação

Redação VG Notícias

A Polícia Federal (PF) deve investigar as ameaças de morte que teriam sido recebidas por uma procuradora da República, um juiz federal e um delegado da Polícia Federal responsáveis pelas investigações sobre exploração ilegal de terras da reforma agrária na região de Itanhangá (a 447 km de Cuiabá), no qual desencadeou a operação "Terra Prometida", deflagrada no último dia 27. Três testemunhas também teriam recebido ameaças.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) as ameaças de morte foram realizadas na semana passada logo após Justiça Federal proferir decisão favorável à soltura de 34 pessoas que haviam sido presas durante a operação, mediante mandados de prisão preventiva.

Os pedidos de prisão e busca e apreensão foram feitos com base nas investigações iniciadas há quatro anos para apurar os crimes de invasão de terras da União, associação criminosa armada, crimes contra o meio ambiente, de fraude documental nos processos do Incra, estelionato majorado, corrupção ativa e passiva, e ameaça.

Segundo o MPF, as pessoas apreendidas durante a operação são suspeitas de participar de uma quadrilha voltada à exploração ilegal dos lotes do assentamento Itanhangá mediante fraudes, auxílio de servidores públicos e pistolagem.

O órgão federal informou que nessa segunda-feira (08.12) o juiz federal, a procuradora da República e o delegado da PF, estiveram reunidos para tratar sobre as ameaças sofridas. “A intenção foi obter orientações sobre as provas coletadas, e também sobre os procedimentos e medidas de segurança a serem adotados diante da ameaça sofrida”, diz o Ministério Público Federal em nota.

A Polícia Federal tem a informação de que os telefonemas com as ameaças partiram de um telefone público no município de Itanhangá, onde residem vários dos investigados.

O entendimento da procuradora da República e do delegado é que as ameaças sofridas por eles e pelas testemunhas demonstram quão poderosa é a organização criminosa e corroboram com a investigação pois fortalecem os argumentos que embasaram os pedidos de prisão e busca e apreensão.

“Não estamos intimidados. As ameaças reforçam os nossos argumentos sobre a periculosidade da organização criminosa e demonstram que a investigação está no caminho certo. Daremos seguimento à investigação com a mesma dedicação aplicada desde o início dos trabalhos”, afirmam.

Assentamento Itanhangá - O assentamento tem 115 mil hectares e é o segundo maior da América Latina. Originalmente, o assentamento era dividido em 1.149 lotes que foram, em quase a sua totalidade, unidos para a formação de latifúndios para lavoura mecanizada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760