22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 20 de Novembro de 2015, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 20 de Novembro de 2015, 19h:15 - A | A

16ª edição

Operação Lei Seca realiza 182 testes de alcoolemia em Cuiabá

Os motoristas flagrados com concentração maior de álcool estão sujeitos a detenção

Gcom/MT

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realizou na noite dessa quinta-feira (19.11), a 16ª edição da operação Lei Seca, em Cuiabá. A ação integrada aconteceu das 21h às 23h e resultou em 182 testes de alcoolemia, nove Autos de Infração de Trânsito por alcoolemia e três veículos apreendidos.

O condutor que é flagrado com teor até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar é autuado administrativamente, com aplicação de multa de R$ 1.915 mil, apreensão de CNH, pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Além dessas punições, os motoristas flagrados com concentração maior de álcool estão sujeitos a uma pena de detenção que vai de um a três anos de cadeia.

Para a promotora de Justiça, Márcia Borges Silva Campos Furlan, o objetivo maior da operação Lei Seca é buscar uma mudança de comportamento, conscientizar o motorista de que ele pode ingerir bebida alcoólica, desde que não dirija depois. “Não estamos impedindo ninguém de ingerir bebida alcoólica, apenas de ter a consciência ao beber. A blitz é uma maneira que nós temos de trazer ao motorista essa consciência”, comentou.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp e coordenador da operação Lei Seca, Héverton Mourett de Oliveira, disse que esse é um esforço da Sesp em ampliar a interlocução das instituições dentro de uma ação estratégica com o propósito de fazer alguns enfrentamentos. “Neste caso específico a intenção é promover a redução da violência no trânsito unido pela ingestão da bebida alcoólica. Essa ação integrada possibilita que cada instituição que participa da operação amplie sua capacidade de integração. A união de esforços melhora a qualidade dos nossos resultados, e a percepção social fica muito mais abrangente. É o Estado agindo com um propósito de educar, orientar, mais ao mesmo tempo de fiscalizar”, destacou.

Até a 15ª edição da operação Lei Seca foram realizados 702 Autos de Infração de Trânsito, 287 CNHs foram recolhidas, 85 veículos apreendidos, 101 flagrantes e 1.558 testes de alcoolemia realizados. A operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública em parceria com a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e outros parceiros.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760