Os moradores do bairro Residencial Jacarandá, em Várzea Grande, denunciaram, nesta quarta-feira (02.07), ao o descaso das autoridades diante da falta de abastecimento de água no bairro, que, segundo relatos, já perdura por quase duas semanas.
De acordo com Rosiane Costa, uma das denunciantes, o Residencial Jacarandá está há 10 dias sem receber água. A moradora encaminhou ao capturas de tela de conversas no grupo do bairro, áudios com explicações do presidente comunitário e mensagens trocadas entre os moradores e a prefeita Flávia Moretti (PL). Segundo Rosiane, até o momento ninguém solucionou o problema.
Conforme boletim de abastecimento divulgado pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), o bairro deveria ter recebido abastecimento na noite de terça-feira (01.07), o que, no entanto, não ocorreu.
“A gente liga para a prefeita e ela não responde, diz que quer protocolo. Protocolo do quê? No DAE eles não têm protocolo, só dizem que está com problema”, relatou Rosiane.
No grupo de WhatsApp dos moradores, um deles reclamou do impacto financeiro que a situação tem causado às famílias: “Eles tinham que pagar água para a gente, porque deixamos de pagar conta para comprar caminhão-pipa e garrafão de água, para não passar necessidade”, protestou.
Maria Regina Porta, outra moradora, relatou que foi informada pelo DAE sobre um problema no sistema de abastecimento. No entanto, segundo ela, um bairro vizinho recebeu água no dia anterior.
“Mandaram água para um bairro vizinho ontem, e hoje era para vir água pela manhã, só que até agora nada. Estamos cansados de promessas. Nem chegou a seca e já começou novamente a polêmica da água. No ano passado, sofremos muito com essa situação”, relembrou.
Entre as mensagens encaminhadas ao , duas moradoras da primeira etapa do residencial relataram que se submeteram recentemente a procedimentos cirúrgicos e também estão sem fornecimento de água. “É horrível, porque quem faz cirurgia precisa manter a casa limpa, trocar os lençóis e higienizar tudo. Como vamos manter a limpeza sem água?”, questionou uma delas.
Diversos moradores afirmaram ter entrado em contato com o presidente do bairro, com o DAE e até mesmo com a prefeita, sem que o problema fosse resolvido. “A conta da água chega todo mês, mas a água mesmo não chega em nossas casas”, concluiu Maria Regina.
Outro lado
Por meio de nota, a assessoria do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informou ao que a manutenção em uma das adutoras da Estação de Tratamento de Água Pari — responsável pelo abastecimento do bairro Jardim Jacarandá — foi concluída, e que a previsão é de normalização do fornecimento ainda hoje.
Confira nota na íntegra
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa que foi concluída, no início da tarde desta quarta-feira (02), a manutenção em uma das adutoras da Estação de Tratamento de Água Pari, responsável pelo abastecimento do bairro Jardim Jacarandá.
A intervenção teve início no último sábado (28) e foi necessária para garantir a eficiência do sistema. Durante o período, o bairro enfrentou instabilidade no abastecimento.
Com o fim da manutenção, a previsão é que o fornecimento seja normalizado gradualmente ao longo da tarde, com a chegada plena da água até o início da noite, após o preenchimento da rede.
O DAE reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços e orienta que eventuais intercorrências sejam registradas pelos canais oficiais de atendimento.
Leia também: 4° Festival Cultural de VG começa nesta sexta (04)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).