Nesta sexta-feira (04.07) e sábado (5) acontece na praça do bairro Jardim Glória II o 4º Festival Cultural de Várzea Grande. O evento começa a partir das 18h, com previsão de seguir até às 2h30 da manhã.
A entrada é gratuita e conta com shows e apresentações culturais, gastronomia com comidas típicas, teatro, música e muito mais.
Na sexta-feira terá show da banda municipal de VG, Banda Nova Sensação, Banda os Dourados, Jero Neto e Banda e Banda Scort Som. As apresentações culturais ficam por conta da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Maria das Graças, fanfarra Dirce Leite, grupo de siriri e cururu da Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) e Nico e Lau.
No sábado, o entretenimento fica por conta das EMEBs Paulo Freire e Padre Luís Guisoni. Haverá também apresentação do grupo de siriri Anjo Miguel, Flor Ribeirinha, Real Som, Mateuzinho, Os Amigos e Amigos do Samba.
O idealizador do evento, Edvaldo Costa, conta que o festival surgiu com o objetivo de restaurar as memórias coletivas, valorizar tradições regionais e exaltar a identidade cultural de Várzea Grande.
Segundo estimativa da organização, o festival reúne, em média, 4 mil a 7 mil participantes ao longo dos dois dias, entre famílias, jovens, crianças, idosos, artistas e visitantes de cidades vizinhas como Cuiabá, Jangada e Nobres.
"Nas edições anteriores, tivemos aproximadamente 1.200 a 1.500 pessoas por noite, totalizando cerca de 3 mil ao final dos dois dias. Para 2025, a expectativa é manter ou superar esse patamar, especialmente com a mobilização comunitária, diversidade de atrações e maior alcance na comunicação", explicou o idealizador.
O festival também impacta diretamente na economia do município, já que cerca de 200 vagas temporárias são geradas para montagem, estrutura, som, logística e segurança. Cerca de 70 ambulantes e comerciantes também operam nos dias de eventos. Artesãos e produtores culturais também expõem seus trabalhos.
"O projeto está alinhado ao plano de Continuidade e Sustentabilidade Cultural da região. A 5ª edição já está prevista para 2026, garantindo perenidade e expansão. Seguimos firmes construindo parcerias que fortaleçam ainda mais esse projeto por muitos anos", concluiu Edvaldo.
Leia também: Solicitação de matrícula para vagas remanescentes no CMEI Profª Doralice será em 8 de julho
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).