A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Várzea Grande (OAB/VG), realizou na manhã desta quarta-feira (26.10) uma palestra aos policiais militares para demonstrar as prerrogativas – os direitos dos advogados no exercício da profissão.
A palestra ministrada pelo presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB/MT, André Stumpf, esclareceu as dúvidas dos policias militares sobre os limites das prerrogativas, e quais as ações que eles (policiais) podem promover contra os profissionais de direito.
“Os policiais têm os procedimentos deles, que às vezes podem confrontar ou não com os advogados. Estamos fazendo essa palestra para que não ocorra atrito. O objetivo é chegar a um consenso entre advogado e a polícia militar, para que ninguém ultrapasse os seus limites”, declarou a presidente da OAB/VG, Flávia Moretti.
Segundo ela, é necessário que a autoridade policial saiba quais os limites de um advogado, para que assim possa proceder de forma legal sem ferir os direitos de ambos no exercício de suas respectivas profissões.
Moretti afirmou ainda que serão realizadas novas palestras nesse sentido com os agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Civil e o Poder Judiciário.
“Vamos fazer esse trabalho de conscientização com todas as instituições que trabalham de frente com o advogado. A classe sabe do dos seus diretos, mas temos que mostrar para os demais que nós temos as nossas prerrogativas da função, como também apresentar os limites”, finalizou.
No final do evento foram entregues cartilhas aos policiais para que eles saibam mais sobre a legislação que garantem as prerrogativas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).