O projeto Educação Geociências e Mineração realiza a 8ª edição de exposições itinerantes. O objetivo é entender a origem geológica da Terra, compreender a história do planeta e a utilização dos recursos minerais,
A ação é feita com estudantes do ensino médio de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande e a temporada de 2024 acontece ao longo do ano, com o intuito de democratizar o acesso à ciência.
Segundo o coordenador do projeto, Caiubi Kuhn, a proposta levar uma parte do museu para dentro das escolas, proporcionando aos alunos do ensino médio o acesso a objetos científicos.
“Isso é muito importante porque tem muitos estudantes das periferias que nunca tiveram contato com museus. Então, essa exposição é uma forma de democratizar o acesso à ciência. Dessa forma, fortalecemos e incentivamos a curiosidade dos alunos sobre as diversas áreas das ciências que estão abordadas na exposição”, destaca.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais, Museu de História Natural de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do curso de Engenharia de Minas da instituição.
O projeto aborda três temas distintos: O tempo geológico e a evolução da vida; o surgimento dos elementos químicos, desde o Big Bang, até a utilização dos recursos minerais; e os aquíferos.
Segundo Caiubi Kuhn, as exposições são uma forma de proporcionar aos alunos do ensino médio o acesso a objetos científicos. “Dessa forma, fortalecemos e incentivamos a curiosidade dos alunos sobre as diversas áreas das ciências que estão abordadas na exposição”, enfatiza.
Sobre o projeto
O Educação Geociências e Mineração desenvolve atividades desde 2016 de forma contínua. O projeto tem papel fundamental para criar iniciativas e popularizar a ciência, além de cumprir o papel de entender as origens do planeta e seus recursos.
Interessados em receber as exposições podem entrar em contato com a equipe do projeto, pelo Instagram.
Com informações da assessoria
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