Mesmo sem infraestrutura básica, como rede de esgoto interligada e transporte público, a Prefeitura de Várzea Grande entregou nesta segunda-feira (07.07) 125 casas populares no bairro Novo Mundo, região do Trevo do Lagarto. As unidades integram os empreendimentos América Residence (55 casas), Residencial Viena (50) e Residencial Maranhão 2 (20), vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com o programa estadual SER Família.
Com a entrega das chaves, as famílias já estão autorizadas a ocupar os imóveis, mesmo diante da ausência de serviços essenciais.
Um dos principais problemas é a rede de esgoto. O sistema ainda não está interligado à rede principal e depende da conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Santa Maria, cuja obra segue sem previsão para ser finalizada.
“O abastecimento de água está normal. Quanto ao esgoto, retomamos as obras da ETE e, assim que for concluída, a rede será interligada”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).
Outro ponto ignorado na entrega é a ausência de linhas de ônibus. Segundo a prefeita, há tratativas com a empresa União Transportes para que o bairro entre na rota do transporte público, mas não há definição de prazos.
O município também anunciou que iniciou o processo de credenciamento de uma creche e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os moradores da região, que até o momento não têm acesso a esses serviços.
A próxima etapa de entrega de moradias em Várzea Grande está prevista para ocorrer entre 45 e 60 dias. O programa habitacional oferece subsídio de até R$ 20 mil na entrada do imóvel para famílias de baixa renda.
Leia também: Pedido de isenção para seletivo do DAE/VG encerra nesta terça (8)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).