13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 07 de Abril de 2016, 08:53 - A | A

Quinta-feira, 07 de Abril de 2016, 08h:53 - A | A

AUMENTO DE ACIDENTE

MPF investiga irregularidades em Aeroporto de Rondonópolis

Segundo o promotor da república, Guilherme Rocha Göpfert, o aeroporto não atende normas de segurança para o período noturno e chuvoso.

José Wallison/Especial VG Notícias

O Ministério Público Federal (MPF), abriu inquérito para apurar possíveis falhas na fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no aeroporto de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco é administrado pela Secretaria de Transporte e Trânsito de Rondonópolis.

O inquérito tem o objetivo, conforme portaria 03/2016, de “apurar possíveis irregularidades na fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil no aeroporto Maestro Marinho Franco, e sua relação com o aumento de acidentes aéreos.”

Segundo o procurador Guilherme Rocha Göpfert, alguns mecanismos de segurança são primordiais em qualquer aeroporto e que em Rondonópolis ainda não contém, como é o caso do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI).

De acordo com Göpfert, o acidente envolvendo um voo da companhia aérea Passaredo no dia oito de janeiro deste ano, e também recorrentes desvios de voos para as cidades próximas, demonstraram a urgência na PAPI e Sistema de Aproximação por GPS (RNAV).

“Pedimos a recomendação para a Prefeitura e para Secretaria de Transportes e estamos acompanhando, espero que as melhorias sejam feitas. Atualmente, o aeroporto não atende normas de segurança para o período noturno e chuvoso”, disse o promotor federal.

O promotor ainda contou que, algumas obras estavam sendo feitas para melhoria do aeroporto, porém, tiveram que ser paradas por irregularidades em outubro de 2015. “No decorrer dos anos, Rondonópolis cresceu, porém o aeroporto está aquém de ser o ideal para a cidade”, falou.

Outro lado – Ao VG Notícias, o secretário de Trânsito e Transportes, Argemiro José Ferreira, disse que “os materiais de segurança já foram licitados”, porém, ainda não tem a data que os equipamentos serão colocados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760