15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 04 de Maio de 2020, 10:40 - A | A

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020, 10h:40 - A | A

Live

Lacen tem 50 amostras aguardando teste para Covid-19; unidade já testou 2.150 pessoas

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprudução

Gilberto

 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou na live desta segunda-feira (04.05), que Mato Grosso tem 50 coletas aguardando teste para novo coronavírus (Covid-19) no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Gilberto destacou que foram feitos 2150 testes sendo confirmados 337 casos confirmados. Segundo ele, o Lecen hoje tem a capacidade de realizar 400 testes dia.

“O número das amostras que deram resultados negativos é de 1922, ou seja, 88% das pessoas consideradas suspeitas, não se confirmaram. Não temos necessidade de testar todo mundo, agora, quando temos um caso confirmado, fazemos questão de rastrear os últimos contatos feitos por essa pessoa para que não continue disseminando a infecção”, disse o secretário.

Figueiredo disse que existe uma fobia da população para comprovar a infecção pelo vírus e alertou não há necessidade de realizar testes a qualquer custo: “O sintomas de síndrome aguda grave ele é inferior à série histórica dos últimos 10 anos. Então, imagina se todo mundo que tiver um resfriado, uma coriza, uma tosse, tiver que ser testado, nós temos 3,500 milhões de habitantes, não há capacidade para fazer isso, nem necessidade.”

O secretário também pontuou ser desnecessário uma “corrida” da população pelos testes rápidos liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): “Nós não vamos sair por ai fazendo testes rápidos que não apresentam os resultados esperados, para queimar dinheiro público. Fiquei sabendo que as farmácias já estarão a disposição para fazer isso. Vai ser uma corrida as farmácias para gastar dinheiro desnecessariamente. Aquele pacientes que tiver os sintomas dentro do protocolo poderão ser testados gratuitamente pelo Lacen”, disse Figueiredo.

Orientação – Figueiredo voltou a frisar a população que procurem unidades de saúde somente quando for necessário: “Se tiver sintomas leve, qual é a orientação desde o primeiro dia, que nem vá a uma unidade de saúde, você fique em quarentena de 14 dias em casa. Os sintomas não vão aparecer mais e você praticamente já teria passado pelo período critico, não havendo a necessidade de ir a uma unidade de saúde, ao encontro de um local onde possivelmente se encontra pessoas infectadas.”

Medicamentos - Questionado se há informações do uso de cloroquina ou hidroxicloroquina nos pacientes de covid-19 no Estado, Gilberto confirmou que há sim a utilização, mas enfatizou que o uso é uma decisão da equipe médica que assiste o paciente.

“A decisão pelo tratamento do paciente, é uma decisão do médico, não cabe ao secretário de Saúde fazer interferência nisso. A informação que sim, se utilizam também desse medicamento e outros, agora se é no inicio ou no final, essa é uma informação restrita de paciente e médico”, esclareceu.

Governo

teste

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760