26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015, 15:05 - A | A

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015, 15h:05 - A | A

Mato Grosso

Governo discute saídas para a crise com líderes empresariais

Representantes dos setores da economia participaram de reunião com o governador Pedro Taques na quinta-feira (29)

GCOM/MT

Na busca por uma saída para a crise econômica que atinge o país, o governador Pedro Taques participou na quinta-feira (30.10) de reunião com líderes empresariais de todos os setores da economia de Mato Grosso. O chefe do Executivo explanou o que já foi feito nos primeiros 300 dias de gestão e perspectivas para o próximo ano. Taques também convidou os líderes da indústria, comércio e agronegócio para realizarem encontros periódicos com a finalidade de discutir a economia estadual. Segundo o governador, o Estado precisa ouvir os setores, já que os empresários estão na ponta e passam por dificuldades em seu dia a dia. 

Um dos assuntos debatidos foi ajuste fiscal feito em Mato Grosso, primeiro atuando na despesa com redução da máquina pública. "Fizemos muito nesses 300 dias, estamos no ritmo esperado na maioria das áreas e estamos nos preparando para enfrentar a crise. Hoje vemos no Brasil o aumento do desemprego, em razão da política econômica adotada pelo Governo Federal. Aqui, editamos o Decreto 02/2015 que suspendeu os pagamentos. Reduzimos o tamanho da máquina pública e precisamos avançar para um segundo momento da nossa reforma", frisou Taques. 

Números da economia do governo foram apresentados pelo secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon. Segundo ele, mais de R$ 200 milhões foram economizados no custeio, o que representa uma economia de 22% nos recursos usados para o funcionamento da máquina pública. Mesmo com a economia e a alta da receita, o Estado ainda enfrenta dificuldades financeiras por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e devido ao déficit orçamentário deixado pela gestão passada. 

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, detalhou as ações tomadas pelo governo para tirar do papel a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. Afirmou que no próximo mês o governo apresenta, em São Paulo, a nova política de incentivo fiscal, que busca atrair novos empreendimentos. 

O secretário de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira, falou dos esforços do governo para destravar o Estado e implantar políticas que promovam agilidade nos serviços. Ao mesmo tempo, destacou o trabalho de retomada das obras que faziam parte do pacote "Copa do Mundo", mas que não ficaram prontas a tempo do Mundial. 

Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, a reunião foi de extrema importância para Mato Grosso, considerando que o governo explanou a forma que encontrou o Estado e os caminhos possíveis de serem tomados. "O governo tem feito muita coisa no sentido de arrumar o Estado e nós da indústria estamos juntos com o comércio e a agricultura para apoiar as ações do governo". 

Jandir destacou ainda a transparência do governo, que tem importância essencial no sentido de trazer novos investidores para Mato Grosso e aumentar os investimentos dos empresários locais. "Apoiamos o governo nessa iniciativa e queremos que essa reunião seja feita a cada 60 dias para conhecermos os trabalhos do governo e apresentar as nossas demandas e ideias para sair da crise", completou o presidente. 

Na avaliação do empresário Sérgio Antunes, que atua no setor do vestuário, a iniciativa do governo de chamar para o diálogo ajuda muito no enfrentamento dos problemas econômicos. "O governo nos escuta, nos atende. Em outro momento nós fizemos reunião com outros empresários do setor e explicamos quais os caminhos temos que tomar. O governo está de parabéns por escutar o setor e caminhar melhor".

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760