28 de Julho de 2025
28 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 20 de Junho de 2017, 08:31 - A | A

Terça-feira, 20 de Junho de 2017, 08h:31 - A | A

OPERAÇÃO CONVESCOTE

GAECO desarticula organização criminosa que atuava no setor público

Redação VG Notícias

Reprodução

Gaeco

GAECO desarticula organização criminosa que atuava no setor público

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) cumpre na manhã desta terça-feira (20.06), 11 mandados de prisão preventiva em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, todos expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado da Capital. Na mesma oportunidade estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 04 mandados de condução coercitiva.

A operação visa desarticular uma organização criminosa engendrada para saquear os cofres públicos, notadamente recursos públicos da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESP).

Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão servidores do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário, funcionários da FAESP e empresários.

Além dos Policiais Civis e Militares, Promotores de Justiça e Delegados de Polícia do GAECO, estão participando do cumprimento dos mandados judiciais policiais do Batalhão de Operações Policiais (BOPE), Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (ROTAM), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Força Tática de Cáceres e Várzea Grande, totalizando mais de 100 agentes envolvidos na deflagração da operação.

Atualizada em 08h40min - Três mandados de prisão já foram cumpridos: um contra um auditor do Tribunal de Contas do Estado, e outro contra um servidor da AL. 

O auditor, segundo bastidores, é o ex-secretário de Administração e Saúde de Várzea Grande na gestão de Tião da Zaeli, Marcos José da Silva. Ele é casado com uma diretora da Faesp.

Atualizada às 10h - Os presos preventivamente serão ouvidos às 13h30min, pela juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda.

Atualizada às 11h09min - O ex-vereador Paulinho Brother foi detido por porte ilegal de arma, encontrada em sua residência durante busca e apreensão. A arma não possui registro. A esposa dele, Karinny Muzzi foi detida por suspeita de participação no esquema. Ela está no Fórum aguardando audiência de custódia. Veja vídeo:

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760