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Cidades Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 11:01 - A | A

Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 11h:01 - A | A

parceria com a prefeitura

Energisa retira 74 km de fios irregulares de telecomunicação pendurados em postes da região Metropolitana

Cabos sem uso somam mais de duas toneladas majoritariamente na região centro-sul da capital. O trabalho continua e precisa de apoio das operadoras.

Assessoria

A Energisa, em parceria com a prefeitura de Cuiabá, retirou 74 quilômetros de fios irregulares de telecomunicação das instalações da concessionária. O trabalho está focado na retirada de cabos e fios que colocam em risco a população nas vias do município.

Atualmente, foram intensificadas a interação com as empresas de telecomunicação, por meio de reuniões, workshop, cronogramas de execução e envio de Notificações. “A gente fiscaliza, identifica o que está irregular e envia notificações, explicando ponto a ponto para as operadoras o que precisa ser organizado. O que continua irregular e não tem identificação, a gente pode retirar”, explica Marcelo Pazoti, gerente de construção e manutenção da Energisa em Mato Grosso.

Para a remoção, a Energisa contratou uma empresa especializada. “Um dos pontos que mais preocupa a gente é a segurança da população. Os fios soltos interferem no trânsito de veículos e pedestres e podem causar acidentes. E ainda tem as instalações clandestinas que colocam a sociedade e operadores em risco.”, afirma Marcelo.

Quem é responsável

As empresas de telecomunicação fazem contratos de compartilhamento do uso dos postes da companhia, mas também precisam seguir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações. A Energisa cede o espaço no poste, mas a instalação, manutenção e retirada dos cabos obsoletos são de responsabilidade das empreses de telefonia e internet. “Esse projeto é desenvolvido em parceria. Por isso, a gente tem intensificado as interações para pedir o apoio das operadoras de telefonia. Os postes estão sobrecarregados e isso impacta na qualidade dos serviços oferecidos para os clientes”, comenta Marcelo.

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