15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 20 de Junho de 2020, 14:20 - A | A

Sábado, 20 de Junho de 2020, 14h:20 - A | A

Mau Cheiro

Empresas exalam mau cheiro em VG e SEMA do Estado e do município detectam "in loco" irregularidades

Edina Araújo/VG Notícias

As Secretarias de Meio Ambiente do Estado e de Várzea Grande, realizaram na quinta-feira (18.06) uma operação para identificar as atividades poluidoras e geradoras de odores fora dos padrões estabelecidos pelo licenciamento da SEMA/MT.

A ação foi desencadeada por conta do grande número de reclamação da população várzea-grandense à Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande.

O coordenador de Fiscalização Municipal, Edipson Morbeck, explicou que a operação em conjunto com a Secretaria de Estado - é porque o licenciamento destas atividades é de competência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. “São eles que emitem o licenciamento, por isso é competência da SEMA/MT fiscalizar se as empresas estão cumprindo as normas estabelecidas”, esclareceu Morbeck.

No decorrer da operação, na região do Capão Grande foram detectadas duas empresas em desconformidade, com emissão de odor muito forte. Uma empresa de Curtume e outra de Reciclagem de material animal. As duas empresas serão notificadas para se adequarem e sofrerão sanções de multas também. “Detectamos in loco o odor quase que insuportável. Não pode ter este mau cheiro. Este tipo de empreendimento tem que ter um filtro para eliminar o odor e não incomodar a vizinhança”, explicou Morbeck.

Ele explicou ainda, que o superintendente de Infraestrutura, Mineração Indústria e Serviços, Valmi Lima, fará o relatório e o auto de infração, porque a irregularidade foi constatada in logo.

A reportagem do oticias apurou com moradores da região, que as empresas são o Curtume Viposa e a Reciclagem Várzea Grande.

Eles relatam que o mau cheiro é tão forte, que causa enjoo e fica impregnado na casa. “Estamos cansados de reclamar, hoje a fiscalização chegou. Vamos ver se o problema vai resolver. Alguma coisa tem que ser feita é muita falta de consideração”, desabafou a moradora Elisângela Feitosa de Abreu.

Já o morador Gonçalo de Jesus, disse que cansou de reclamar, mas nunca foi ouvido – e até pensou em se mudar do Capão Grande por se sentir abandonado pelo Poder Público. “O descaso é tão grande, que a gente se sente impotente diante desta situação. A gente investe no imóvel para viver um pouco melhor, e ai tem que conviver quase que diariamente com o fedor insuportável. Os donos não estão nem um pouco preocupados, certamente não moram em Várzea Grande, dane-se que tem que conviver com esta fedentina”, disse o morador indignado.

Não são somente os moradores da região do Capão Grande que sofrem com o odor. Os moradores do bairro Nova Várzea Grande também convivem com o mau cheiro, principalmente a noite. A moradora Patrícia Moraes disse ao oticias, que já fez diversas reclamações à Secretaria do Meio Ambiente de Várzea Grande porque não sabia que era competência do Estado. Ela espera que o problema seja resolvido, porque já havia iniciado uma conversa com os moradores do bairro para fazerem um abaixo-assinado e entregar ao Ministério Público do Meio Ambiente.

Todos os moradores que se sentirem prejudicados podem reclamar para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado - 3613-7206 ou ainda, entrar em contato com a Promotoria do Meio Ambiente de Várzea Grande, 3688-6400.

Internauta

Sema MT

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760