23 de Julho de 2024
23 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022, 09:05 - A | A

Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022, 09h:05 - A | A

Veja o que abre e fecha

Comércio de Cuiabá e VG funcionará no Carnaval; ponto facultativo é para funcionalismo público

Em Boletim jurídico, (CDL/VG) esclarece que Carnaval não é feriado: "As empresas do comércio varejista têm ampla liberdade de abertura"

Adriana Assunção/VGN

O comércio de Cuiabá e Várzea Grande irá funcionar normalmente no período de Carnaval. Embora os municípios tenham mantido ponto facultativo na segunda-feira (28.02) e terça-feira (1º de março) as datas não correspondem a feriado.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL/VG) sugere aos empresários que aproveitem o período para abrirem os estabelecimentos.

Em Boletim jurídico, a CDL esclarece que Carnaval não é feriado, e que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2022, não estabelece cláusula específica sobre esse período. “Logo, as empresas do comércio varejista têm ampla liberdade de abertura de seus estabelecimentos e horário de funcionamento no Carnaval, sem qualquer ônus trabalhista, desde que dentro dos parâmetros de dias normais de trabalho”, cita trecho do boletim.

Leia também: Ana Flor confessa ter mandado matar o marido após uma briga, mas depois se arrependeu

Já o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja destacou que realmente muitos empresários possuem essa dúvida sobre abrir ou não. “Carnaval não é feriado federal, nem estadual no caso de Mato Grosso e nem municipal como é o caso de Cuiabá. Por questões culturais e costumes instituídos no Brasil, muitos acreditam que seja (...). Existem decretos de ponto facultativo, mas esses decretos têm como foco principal o funcionalismo público”, esclareceu.

Bancos - Os bancos, segundo nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estarão fechados na segunda (28), terça (1º) e voltam a funcionar a partir das 11h de quarta-feira de cinzas.

Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá e Prefeitura de Várzea Grande - Será considerado ponto facultativo nas repartições públicas, sem o comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Shoppings Centers - Os Shoppings abrirão todos os dias nos horários normais, ou seja, das 10 às 22h, com exceção do domingo, onde o funcionamento é das 11h às 22h para a praça de alimentação, lazer e cinema e das 14h às 20h para as lojas.

Leia também: Kalil libera festa de Carnaval em locais privados e mantém ponto facultativo em VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760