16 de Junho de 2024
16 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 15:55 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 15h:55 - A | A

temporada de incêndios

Comandante do CBM alerta para frequentes queimadas ilegais por proprietários rurais em MT

Comandante dos Bombeiros alerta sobre crise hidrográfica e aumento de queimadas em Mato Grosso

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar, tenente-coronel Heitor Fernandes da Luz, em entrevista ao nesta quinta-feira (23.05), durante audiência pública para apresentação do Plano de Operação da Temporada de Incêndios de 2024, declarou que o relatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é catastrófico, prevendo uma crise hidrográfica em todo o país. Segundo o comandante, Mato Grosso, além da crise, enfrentará uma seca ainda maior este ano, agravando as queimadas e incêndios florestais no Estado.

Em relação aos focos de queimadas, o comandante destacou que, quanto maior a massa orgânica e a flora em períodos mais secos, mais rápida é a propagação do incêndio e mais difícil é o combate. O tenente-coronel Heitor Fernandes mencionou que as áreas de pecuária não podem ser esquecidas, pois ainda ocorre queima ilegal por parte dos proprietários rurais para renovação do pasto, dependendo da época do ano.

Sobre o plano de operação que está sendo apresentado na Câmara de Vereadores da Capital nesta tarde, o comandante explicou que, devido ao cenário previsto, a corporação está investindo mais do que em 2023 e também conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e outros órgãos, não só subordinados ao Estado, mas também com as prefeituras.

O comandante citou que os instrumentos de resposta também aumentaram em número. “O Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) prevê mais instrumentos de resposta, um efetivo maior nas ruas e uma quantidade maior de viaturas, com mais bases, ou seja, mais pontos para a resposta”, concluiu o tenente-coronel Heitor Fernandes.

Leia também - Presidente do TJMT destaca "decisão histórica" que garante paridade de gênero no Tribunal

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760