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Cidades Domingo, 12 de Novembro de 2023, 09:54 - A | A

Domingo, 12 de Novembro de 2023, 09h:54 - A | A

Queixas de Consumidores

“Cobrança de tarifas” lidera reclamações no Procon-MT; veja dicas para economizar

A internauta Keyrielli Martins afirma que não alterou seu consumo mensal, porém, sua conta de luz todo mês aumenta R$ 50

Adriana Assunção/VGN

“Cobrança de tarifas” lideram reclamações no Procon-MT, sendo registradas 404 reclamações em 2022 e 686 em 2023. As reclamações de aumento abusivo na tarifa de energia foram expostas por consumidores ao nesta semana.

Uma moradora de Várzea Grande informou aumento de 62,5% na conta de luz, que saltou de R$ 800 para R$ 1300, setembro e outubro respectivamente, chegando a R$ 1700 em novembro.

A internauta Keyrielli Martins afirma que não alterou seu consumo mensal, porém, sua conta de luz todo mês aumenta R$ 50.

Contudo, os dados apontam ainda que a “cobrança por serviços não realizados, atrasados ou por consumo elevado” ficou em 2º lugar no ranking de reclamações de 2023. Em 2022, a reclamação ocupava a 5ª posição com 131 reclamações, neste ano, saltou para 328 registros de queixas.

A secretária-adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, dá dicas para economizar energia e orienta cuidados aos consumidores, para evitar aumento no consumo de energia dos aparelhos.

Entre as dicas, Márcia Santos cita que ao ligar o ar condicionado, feche portas e janelas: “Não deixe nenhum vão por onde possa escapar o ar refrigerado. Isso aumenta o consumo de energia do aparelho. Outra dica é observar se a borracha da geladeira está vedando bem o aparelho. Caso não esteja, a borracha deve ser trocada”, sugeriu a secretária.

Márcia Santos também orienta que verifique se a fiação da residência é adequada à quantidade de aparelhos e consumo de energia, pois a fiação velha ou inadequada pode acarretar maior consumo. “Equipamentos que não estão em uso devem ser retirados da tomada, pois mesmo na função stand-by continuam consumindo energia.”

Outra dica é reduzir o tempo ou frequência de uso de aparelhos: “diminua o tempo de uso do chuveiro; junte peças de roupas para encher a máquina de lavar e reduzir a quantidade de usos; junte peças de roupas e passe todas de uma vez para não ligar o ferro constantemente. Ao comprar eletrodomésticos, observe o selo de eficiência do Inmetro e opte pelo que tenha menor consumo."

Leia mais: Consumidores de VG reclamam de aumento abusivo na conta de energia elétrica

Veja abaixo ranking de reclamações no Procon-MT sobre 'Energia elétrica' em 2023

1º Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos ou não informados – 686 reclamações
2º - Cobrança por serviços não realizados, atrasados ou por consumo elevado – 328 reclamações
3º - Cobrança por Irregularidade ou defeito na medição – 271 reclamações
4º - Renegociação / parcelamento de dívida – 230 reclamações
5º Interrupção /Instabilidade do Fornecimento (Falta de energia frequente) – 100 reclamações
6º - Negativação indevida (SPC, Serasa, SCPC etc) – 96 reclamações
7º - SAC - Demanda não resolvida/ não respondida/ resposta após o prazo – 79 reclamações
8º - Danos materiais causados por falha na prestação do serviço – 58 reclamações
9º - Risco, dano físico ou mal-estar decorrente da prestação do serviço – 32 reclamações
10º - Cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça – 27 reclamações

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