25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012, 08:40 - A | A

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012, 08h:40 - A | A

Centenas de pessoas participam da caminhada pelo fim da violência contra mulher

Caminhada silenciosa contra violência doméstica

Assessoria/Setas-MT

 

Crianças, jovens e adultos prestigiaram a caminhada silenciosa realizada neste sábado (08.12) pelas ruas do Centro Histórico de Cuiabá. O evento intitulado de “Chega de Violência Contra Mulher” é uma iniciativa encabeçada pelo Movimento Comunitário, e desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e a Superintendência de Políticas Públicas para Mulher.

A primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, esteve presente na manifestação popular e destacou as ações que o Executivo Estadual tem desenvolvido sobre o assunto. “É muito bom ver a comunidade reunida neste clamor pelo fim da violência contra a mulher, este problema que infelizmente ainda assola nossa sociedade. O Governo do Estado tem criado várias e campanhas e projetos para auxiliar as vítimas da violência doméstica. Contudo, reforço a necessidade do envolvimento da população nesta causa”, destacou a secretária.

Para a presidente do Clube de Mães do Bairro Bela Vista, Benedita Paixão, a caminhada representa um avanço nas reivindicações contra a violência de gênero. “Temos que dar um basta nesta situação de mortes e opressão contra a mulher. A caminhada se transforma  então em um protesto e um grito social sobre os direitos do ser humano, sobretudo, da mulher que já superou tantos preconceitos”, disse Benedita.

Já o presidente da União Cuiabana de Moradores de Bairro (Ucamb), Jonail da Costa, afirmou que “a violência contra a mulher representa uma agressão contra a família e isso resulta em mais violência e mais problemas para a sociedade, como por exemplo, o aumento da criminalidade”.

O deputado-mirim da Assembléia Legislativa, Caio Marcelo Mesquista, por sua vez, enfatizou a importância da caminhada para cessar o número de mortes de mulheres no Estado. “Nós precisamos de ações como esta para que as pessoas repensem suas atitudes. É inadmissível tantos crimes contra mulheres e até mesmo contra seus filhos”, pontuou o menino.

A caminhada pelo fim da violência contra a mulher integra as ações dos 16 dias de ativismo, uma iniciativa realizada em âmbito internacional pelo respeito às diferenças de gênero no mundo. A ação contou com a participação de diferentes segmentos sociais, além do envolvimento de vários agentes públicos.

Estiveram presentes no evento, a primeira-dama de Cuiabá, Norma Galindo, o presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, o secretário adjunto de Assistência Social da Setas-MT, José Rodrigues Rocha Júnior, as presidentes dos Conselhos municipais dos Direitos da Mulher de Rondonópolis e Primavera do Leste, Sandra Mendes e Euzeni Filho, além da superintendente estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Ana Emília Sotero.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760