24 de Julho de 2024
24 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 04 de Junho de 2022, 07:00 - A | A

Sábado, 04 de Junho de 2022, 07h:00 - A | A

VÁRZEA GRANDE

Catadores que sobrevivem do lixão ganharão casas do SER Família Habitação, diz Kalil

Kalil afirmou que catadores serão contempladas com unidades habitacionais do programa SER Família Habitação

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

As 83 famílias de catadores de recicláveis que sobrevivem do lixão de Várzea Grande, área que a prefeitura de Várzea Grande pretende desativar e fechar, serão contempladas com unidades habitacionais do programa SER Família Habitação, disse ao o prefeito Kalil Baracat (MDB).  

O prefeito garantiu que não deixará os catadores de recicláveis desassistidos em razão do fechamento do lixão que o  Centro de Gerenciamento de Residuais Cuiabá Limitada (contratado para executar serviços de destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos no município) está negociando junto ao Ministério Público Estadual (MPE) a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para dar assistência às famílias que sobrevivem do lixão.  

Leia Também - Centenas de catadores que sobrevivem do "lixão” de VG vivem drama com fechamento do local

Ele afirmou também que já viabilizou junto ao governador Mauro Mendes (União) a inserção das 83 famílias no programa SER Família Habitação que prevê a construção de moradias no município, e que tudo deverá ser inserido no TAC celebrado junto ao MPE, evitando fornecer mais detalhes.  

_“Temos uma parceria com o Governo do Estado para conceder moradias aos catadores. Isso ainda está em sigilo, mas está bem encaminhado o projeto para doarmos unidades habitacionais aos catadores que sobrevivem do lixão. A empresa e o Ministério Público estão negociando um TAC para que seja resolvido e atendido essas pessoas que sobrevivem do lixão”, declarou o prefeito.  

Ainda segundo Kalil, está em processo de negociação de espaços dignos, com barracões, para que os catadores de recicláveis possam continuar trabalhando na coleta de resíduos sólidos. “Tudo isso está sendo construído em parceria com o Ministério Público, com a empresa e a Prefeitura”, finalizou.

Leia Mais - Kalil culpa SEMA/MT por fechamento do "lixão" em VG e garante "amparar" catadores

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760