O deputado estadual Sílvio Fávero (PSL) criou um projeto de lei que, se aprovado, permitirá a entrada de animais domésticos e de estimação em hospitais público e privados, para que possam realizar visitas à pacientes internados. No momento, a proposta está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).
Como justificativa, o deputado ressaltou a importância da implantação da Terapia Assistida por Animais (TAA) nas unidades hospitalares do Estado, considerando estudos realizados por cientistas, que apontam a influência positiva que os animais têm na saúde humana. “Quer seja uma criança, um adulto, um idoso ou uma pessoa doente, a verdade é que além de ser uma excelente companhia, os animais fazem bem à saúde, sendo verdadeiros prestadores de cuidados”, ressaltou Fávero.
A TAA vem auxiliando no tratamento de doenças físicas e psicológicas no Brasil desde 1955, quando a psiquiatra Nise da Silveira inseriu cães e gatos no tratamento de seus pacientes no Centro Psiquiátrico Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.
Atualmente, várias unidades de saúde do país, a exemplo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das clínicas e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, ambos em São Paulo, a APAE de Nova Iguaçu e a Casa abrigo Betel, ambas no Rio de Janeiro, permitem a entrada de animais de pacientes para auxiliar na recuperação.
O projeto prevê restrições ao animal nos setores de isolamento, quimioterapia, transplante, assistência aos pacientes vítimas de queimaduras, central de material e esterilização, unidade de tratamento intensivo (UTI); áreas de preparo de medicamentos; farmácia hospitalar, áreas de manipulação de medicamentos, processamento, preparação e armazenamento de alimentos.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).