25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 23 de Julho de 2012, 08:45 - A | A

Segunda-feira, 23 de Julho de 2012, 08h:45 - A | A

Adequações nas obras da Juliano Costa Marques atendem à recomendação da AGE

Empresa contratada para execução dos serviços de duplicação da Av. Juliano Costa Marques já realiza os trabalhos de adequações na obra

Secom/MT

 

A empresa contratada pela administração estadual para execução dos serviços de duplicação da Avenida Vereador Juliano Costa Marques já realiza os trabalhos de adequações na obra, em atendimento aos apontamentos constantes no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE), por meio da Superintendência de Auditoria Especializada da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo.

Segundo o secretário auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, a AGE orientou os gestores da Secopa para que adotassem as medidas necessárias de forma tempestiva, no sentido de promover a melhoria da qualidade da obra. “Após a equipe de engenheiros da AGE constatar algumas inconsistências, recomendamos à secretaria que notificasse a contrata a promover as adequações”.

Segundo o superintendente de auditoria da AGE na Secopa, Alysson Sander, a própria empresa executora do serviço já reconheceu os problemas e se mobilizou no sentido de realizar os ajustes. “Os achados encontrados pelos auditores foram posteriormente comprovados pela própria empresa, que contratou um consultor externo para realização de uma análise independente”, destacou.

O mais importante deste processo é que a identificação das necessidades de adequações ocorreu ainda durante a execução da obra, possibilitando à administração estadual adotar as medidas necessárias em tempo hábil. Segundo o superintendente, ações como estas são possibilitadas pelo modelo de atuação da AGE junto à Secopa, que desenvolve um trabalho de monitoramento permanente e concomitante à realização dos procedimentos.

O auditor geral destacou ainda que a medida adotada só foi possível graças à grande capacidade e conhecimento técnico dos auditores do Estado que atuam junto à Secretaria Extraordinária. “A atuação no sentido de melhorar a qualidade dos serviços executados é o nosso foco. Vamos continuar a interver sempre que necessário para melhorar a qualidade das obras, sem prejudicar a celeridade dos trabalhos”, salientou.

A empresa executora foi contratada para realizar os serviços de duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, nos os trechos compreendidos entre a rotatória próxima ao Pantanal Shopping e a Avenida Gonçalo de Barros (Av. Jurumirim), bem como proceder à recuperação das pistas já existentes. O contrato previa obras complementares, como construção e reformas de calçadas, serviços de drenagem, proteção e recuperação do Meio Ambiente e outros.

Os trabalhos desenvolvidos pelos auditores André Luiz, Celso Dorilêo e Sílvio Leite consistiram na análise dos resultados das amostras retiradas para análise laboratorial e vistorias in loco à obra. Os dados dos testes foram comparados com as especificações técnicas elaboradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e normas da ABNT, permitindo verificar, em detalhes, a qualidade dos componentes e serviços realizados.

Com valor global estimado em R$ 2,4 milhões, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo repassou à construtora contratada apenas os valores correspondentes a primeira fase do serviço, totalizando cerca de R$ 1,3 milhão. O restante dos recursos ainda não foi transferido e aguarda a entrega final da obra, que deverá atender aos padrões de qualidade vigentes e especificações técnicas previstas em contrato e nas normas de engenharia.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760