O Ministério da Saúde e o Governo de São Paulo publicaram, na noite desse domingo (27.08), notas explicando os critérios para realizar o transplante de coração no apresentador Fausto Silva, o Faustão.
Faustão foi internado em 05 de agosto por insuficiência cardíaca e passou sete dias na fila de espera pelo transplante. Nesse domingo, o Hospital Albert Einstein de São Paulo informou que recebeu um alerta da Central de Transplantes do Estado para uma avaliação de compatibilidade. Segundo o hospital, a cirurgia foi realizada no início desta tarde e foi um “sucesso”.
Leia Mais - Faustão passa por transplante cardíaco e procedimento foi realizado 'com sucesso'
A agilidade com que o procedimento foi realizado gerou especulações na internet, e diante disso, o Ministério da Saúde e Governo de São Paulo, decidiram encaminhar nota explicando o critério para realizar o transplante de coração, assim como negar qualquer irregularidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados”.
Conforme a pasta, no caso de Faustão, a prioridade na fila de espera em razão de seu estado “muito grave de saúde”. “No caso do apresentador Fausto Silva, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento”, diz nota.
No caso do apresentador Fausto Silva, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento.
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 27, 2023
Já o Governo de São Paulo explicou que ao todo 12 pessoas atendiam os requisitos necessários para receber o transplante de coração, sendo que Faustão era segundo paciente da fila da Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Consta da nota, que o primeiro paciente recusou o transplante, porém, o motivo não foi divulgado. “A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente [Faustão] ocupava a segunda posição nesta seleção”, diz nota.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).