13 de Junho de 2024
13 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022, 15:14 - A | A

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022, 15h:14 - A | A

Cida Conagin

Você tem um plano existencial?

Qual o teu propósito de vida?

Cida Conagin*

Qual o teu propósito de vida?

Propósito é o trilheiro que escolhemos percorrer na existência a partir do momento que percebemos que temos uma vida inteira, seja ela longa ou curta e temos que a percorrer da melhor maneira possível, fazendo com que ela tenha sentido e que possamos amar este sentido.

Quando começamos percorrer a estrada da vida, vamos tomando consciência de que o caminho vai nos sendo apresentando à medida que vamos avançando. Ora a estrada é plana, ora aparecem buracos, espinhos muito sol ou muita chuva, percebemos que não temos como saber o que vai nos acontecer a 100 metros adiante, isso é sobre o futuro, mas podemos ao longo de uma trajetória de alguns anos, perceber que é possível termos um comportamento mental, psicológico e emocional diante das tribulações apresentadas até que conseguimos ter o discernimento de que apesar do caminheiro ser ou não ser favorável, podemos seguir em frente sabendo, agora, que precisamos ter um propósito de vida.

Descobrir o propósito existencial, é sobre o jeito que estamos percorrendo a estrada, não é sobre a velocidade do percurso, mas sim de sermos felizes por fazer exatamente o que gostamos e o que amamos, deixando o talento e potencial eclodir, transbordar fazendo bem para si mesmo e para os outros.

Para acompanhar o novo mundo que desponta é necessário que tenhamos a clareza de que precisamos de um plano existencial que nos dê o norteamento para seguirmos com segurança nos sentindo realizados e felizes.

Estar aqui na Terra vivendo, certamente não é por brincadeira de Deus e nem por acaso, com certeza trata-se de aproveitar ao máximo a oportunidade para aprender e crescer, e nisso também está certamente inserido a felicidade através nas realizações que sempre será a mola propulsora para nos fazer avançar em busca de sentir a satisfação de ser ou fazer acontecer.

Ser responsável cem por cento por nós mesmos, é algo que pode nos assombrar, mas é exatamente o que tem que ser, o nosso crescimento e evolução é individual, todos os nossos problemas encontram-se dentro de nós e repetimos... repetimos os mesmos, sem cessar, não tomando consciência que precisamos mudar o rumo da nossa trajetória elaborando um plano existencial dando foco a ele e para não ficar patinando no mesmo lugar anos após anos.

Como afirma Dr. Joel L. Whitton M.D. PhD, professor de psiquiatria da Universidade de Toronto – “estamos todos participando de um extraordinário processo evolucionário que reveste cada pensamento, palavra e ato de significado e propósito”.

Quando temos um plano existencial com um propósito de vida, deixamos marcas e isso são sinais que ficam para outras pessoas seguirem. Todos têm uma atividade preferida e é importante ter discernimento disso, buscando saber do que mais gosta de fazer, mesmo nas horas vagas, os hobbies, paixões e assuntos que interessam, além de auxiliar no autoconhecimento trará uma certeza do que traz a felicidade.
Para elaborar um plano existencial é necessário saber os próprios talentos e habilidades a fim de se colocar no espaço que mais vai lhe oportunizar o desenvolvimento e produtividade com alegria e satisfação.

Nunca é tarde para buscarmos o nosso propósito, vamos buscar o nosso produzindo um sentido existencial para nossa vida de maneira que venhamos a viver com plenitude, nos amando, amando o que fazemos e transbordando todos estes sentimentos.

*Cida Conagin (A Vovó Ta On)

 

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760