A candidatura do deputado federal Fábio Garcia (União) à Prefeitura de Cuiabá é uma crônica de uma derrota anunciada. As últimas pesquisas eleitorais divulgadas esta semana, realizada pelo Instituto Percent Brasil, Tacking Pesquisa e MT Dados, mostram que Garcia tem, na média, apenas 5% das intenções de voto. Isso significa que ele está a mais de 20 pontos percentuais atrás do líder da disputa, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho.
Ainda que as pesquisas possam variar ao longo do tempo, é difícil imaginar que Garcia consiga reverter essa situação. Ele enfrenta uma série de desafios que tornam sua eleição improvável.
Em primeiro lugar, Garcia é um político impopular. Mesmo contando com o apoio declarado do governador Mauro Mendes, mesmo assumindo a Casa Civil e inaugurando obras em Cuiabá, mesmo distribuindo cestas básicas, Garcia não tem conseguido obter um bom desempenho nas pesquisas eleitorais ao longo do ano.
Em segundo lugar, a disputa entre Garcia e Botelho dentro do União Brasil de quem será o representante do partido nas eleições gerou desgaste apenas para o deputado federal. Enquanto Botelho iniciava o ano com praticamente a mesma intenção de votos de Garcia, ele chega ao final do ano com mais de 20% à frente do deputado federal.
Em terceiro lugar, Garcia vai enfrentar uma polarização consolidada em nível nacional entre Bolsonaristas e Lulistas. Os partidos dessa polarização, o PT e o PL, estão trabalhando para construir uma candidatura forte que possa vencer na capital. O PT vem com o deputado estadual Lúdio Cabral, enquanto o PL terá o deputado federal Abílio Júnior como candidato. Os dois aparecem nas pesquisas divulgadas nesta semana empatados tecnicamente em segundo lugar.
Nesse cenário, dificilmente há espaço para que a candidatura de Garcia consiga crescer além do que as pesquisas têm demonstrado. Diante desses desafios, é difícil imaginar que Fábio Garcia possa ser eleito. A derrota dele é uma possibilidade real e, se acontecer, não será surpresa.
Carlos Oliveira é Jornalista, Publicitário e mestre em Comunicação e Sociedade
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).